Notícias
Festival de Teatro: homenagens e clássico infantil marcam abertura
Publicada em 14/10/2014, às 11h39 | Atualizada em 15/10/2014, às 12h37
Por Leo Vais, com edição de SEGOV/SUB-COM


Os amantes das artes cênicas já podem comemorar. Foi dado o pontapé para a 10ª edição do Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória. A noite de abertura, nesta segunda-feira (13), no Theatro Carlos Gomes, foi marcada por homenagens a três profissionais da área teatral, além da apresentação do clássico infantojuvenil "Alice no País das Maravilhas", na versão do Grupo Giramundo.
Um vídeo trouxe os relatos de fatos marcantes dos homenageados Alcione Dias, Antonio Guerra e José do Egito. Depois, eles foram convidados a subir ao palco do teatro para receber o troféu: uma réplica do Carlos Gomes.
A atriz recebeu a homenagem das mãos da também atriz Beth Caser, o cenotécnico, das mãos de Rita Sarmento, representante do Governo do Estado, e o iluminador, das mãos de Leliane Krohlling, subsecretária municipal de Cultura.
Homenagem
Emocionada, Alcione Dias dedicou o prêmio aos companheiros de cena. "Quero reforçar meu carinho e minha emoção por estar aqui e gostaria de compartilhar esse troféu e esta homenagem com o primeiro ator que subiu aos palcos comigo, Joelson Fernandes, e com o último, Tadeu Schneider", disse a atriz, que volta aos palcos depois de um hiato de mais de 10 anos em 2015, na companhia de Scheneider, com texto de Saulo Ribeiro.


Espetáculo
Logo após as homenagens, o Theatro Carlos Gomes entrou no mundo lúdico e psicodélico de "Alice no País das Maravilhas", na versão dos mineiros do Giramundo, um dos grupos mais antigos dedicados ao teatro de bonecos.
Misturando animação, música, tipografia, projeções, dança e os bonecos, o grupo recria ao vivo o mundo mágico criado por Lewis Carroll, em 1865, onde a menina Alice vive uma emoção após a outra ao cair em um buraco. A peça tem a participação de Fernanda Takai, que faz a voz da Alice, e trilha sonora de John Ulhoa, ambos da banda Pato Fu.
Programação
O Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória continua até domingo (19). Veja a programação desta terça (14):
Theatro Carlos Gomes
"A NOITE EM QUE BLANCHE DUBOIS CHOROU SOBRE MINHA POBRE ALMA"
Grupo: Grupo Mania da Arte Produção – ES
Horário: 19 horas
Duração: 55 minutos
Classificação: 16 anos
Teatro da Ufes
"CREDORES"
Grupo: Boyásha Trupe de Teatro – ES
Horário: 20 horas
Duração: 60 minutos
Classificação: 12 anos
Teatro Sesc Glória
"SOLAMENTE FRIDA"
Grupo: Cia. Garotas Marotas - AC
Horário: 20h30
Duração: 1h05
Classificação: a partir de 14 anos
Teatro do Sesi
"O ARQUITETO E O IMPERADOR DA ASSIRIA"
Grupo: Estripolia – ES
Horário: 20 horas
Duração: 70 minutos
Classificação: 14 anos
Museu Capixaba do Negro (Mucane)
“MESAS FALAM E SE MOVEM”
Grupo: Confraria de Teatro – ES
Horário: 20 horas
Duração: 80 minutos
Classificação: 14 anos
*Os ingressos devem ser retirados duas horas antes do espetáculo na bilheteria do teatro onde acontece a apresentação. Cada pessoa tem direito a um bilhete.
Matéria relacionada
Festival de Teatro: história de Frida Kahlo emociona no palco do Sesc Glória

