Secretaria de Saúde


Saúde da criança e do adolescente

Acompanhamento da criança após alta da maternidade nas Unidades de Sáude

Após a alta da maternidade, todas as crianças precisam ser cadastradas na Unidade de Saúde do seu território para serem acompanhadas pelas equipes. A primeira consulta do recém-nascido deve ser feita de forma mais precoce possível para avaliação da saúde da mãe e do bebê, com verificação das vacinas, orientações sobre o aleitamento materno, realização da triagem neonatal e orientações sobre os cuidados com o recém-nascido.

Triagem neonatal

É realizado o diagnóstico precoce de doenças em recém-nascido através da Triagem Neonatal.

O "teste do pezinho" é um exame que visa diagnosticar e tratar precocemente doenças no recém-nascido, a fim de impedir a manifestação dos sintomas e desta forma prevenir diversas comorbidades como atraso no desenvolvimento, deficiência intelectual e óbito. O exame faz parte do Programa Nacional de Triagem Neonatal que exige que seja assegurado aos pacientes diagnosticados o tratamento e acompanhamento adequado por toda vida. O exame é feito a partir do sangue coletado do calcanhar do bebê e pode ser realizada nas Unidades de Saúde do município.

A triagem auditiva

"Teste da Orelhinha" é para detecção precoce da perda de audição e quando não feita na maternidade, é realizada em laboratório contratado, por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde.

A Triagem Oftalmológica

"Teste do Olhinho ou do Reflexo Vermelho" é feito na consulta de puericultura também nas Unidades de Saúde e objetiva detectar precocemente, doenças oculares como a retinopatia da prematuridade, catarata congênita, glaucoma, retinoblastoma, infecções, traumas de parto e cegueira.

Última atualização em 30/04/2024, às 14h53

Rede pública de saúde oferece vacinas

Carlos Antolini
Vacinação contra a gripe

A saúde das crianças depende da imunização adequada, o que previne contra várias doenças graves. O controle da imunização pode ser feito por meio da Caderneta de Saúde da Criança, um importante instrumento para acompanhar a saúde, o crescimento e o desenvolvimento desde o nascimento até os 10 anos de idade. O município de Vitória disponibiliza essa caderneta em todas as maternidades de Vitória.

A Caderneta da Criança deve ser incorporada pelos profissionais de saúde e pelas famílias como uma ferramenta para o acompanhamento de saúde das crianças e como expressão de cidadania e conquista de direitos da população infantil de Vitória.

Consulte o calendário básico de vacinação da criança, divulgado pelo Ministério da Saúde, para saber as vacinas disponíveis na rede pública. Depois, verifique qual é a unidade de saúde mais próxima.

Última atualização em 15/04/2024, às 19h29

Protocolo define atendimento a crianças

Sérgio Cardoso
atendimento médico

O Protocolo Vitória da Vida é um documento no qual as unidades de saúde da rede municipal de Vitória se baseiam para realizar procedimentos técnicos e reorganizar o processo de trabalho voltado exclusivamente para a atenção à saúde da criança de zero a 10 anos.

É uma importante ferramenta para o manejo clínico das patologias e da coordenação do cuidado. O protocolo está implantado em todas as unidades de saúde.

Protocolo Vitória da Vida: Atenção à Saúde da Criança

Última atualização em 28/03/2023, às 17h36

Crianças são visitadas em casa por equipes de saúde

Equipes de Saúde da Família fazem visitas às famílias com recém-nascidos em Vitória a fim de orientá-las sobre vacinas, consultas médicas, primeiros cuidados com higiene do bebê e aleitamento materno. A proposta é garantir a assistência ao recém-nascido conforme calendário de rotina para o primeiro ano de vida. Nessa visita é agendada a primeira consulta da criança com o médico da família, na unidade de saúde.

Alta hospitalar

Equipes de saúde também realizam visitas a crianças menores de 5 anos moradoras de Vitória que estiveram internadas em em hospitais públicos ou conveniados ao SUS. Os objetivos são identificar situações de risco para a saúde dessas crianças e diminuir as chances de uma reinternação e até de mortes em crianças pequenas.

Os recém-nascidos em Utin's públicas e particulares também são monitorados por meio de visita domiciliar e recebem acompanhamento pós-alta.

A vigilância sobre crianças em alta hospitalar, incluindo sua busca ativa, o diagnóstico das situações de risco e a intervenção dos profissionais de saúde no processo, possibilita o monitoramento, a vigilância dos agravos, o controle da mortalidade e a promoção da saúde da população infantil.

Última atualização em 24/03/2014, às 14h25

Promoção de saúde bucal - Programa Sorria Vitória

No Município de Vitória, as ações de saúde bucal são voltadas para a consolidação dos princípios constitucionais de universalização, eqüidade, integralidade e participação social. Essas ações são orientadas pela Política Nacional de Saúde Bucal, que tem como foco a promoção da saúde bucal, a ampliação do acesso aos serviços odontológicos e a oferta de serviços em todos os níveis de atenção.

Neste contexto, a população de zero à 14 anos é acompanhada com ações de promoção de saúde bucal desde 1996, num programa denominado Sorria Vitória. Neste programa, o espaço privilegiado para desenvolvimento destas ações são instituições de ensino da rede pública e privada. Atualmente, mais de 50.000 escolares são acompanhados pelo Programa.

As atividades de saúde bucal desenvolvidas junto a este grupo populacional incluem: escovação dental supervisionada, atividades educativas, distribuição de escova, creme dental e fio dental e exame de classificação de necessidades de atenção clínica, para encaminhamento a tratamento individual. Os indivíduos identificados com necessidade de atenção clínica são encaminhadas para tratamento na Unidade de Saúde mais próxima da sua residência. A efetividade das ações do programa é evidenciada por meio da redução da demanda por atenção clínica que passou de 56% da população acompanhada em 1996 para 26% em 2016.

O conjunto de ações realizadas neste público-alvo tem como objetivo reduzir a incidência e a velocidade de progressão das doenças bucais, principalmente a cárie e a doença periodontal.

Última atualização em 17/10/2017, às 16h48

Programa Saúde Escolar

Helson Moura
Acuidade visual

O Programa Saúde Escolar (PSE) é uma importante estratégia intersetorial que visa a formação integral de todos os escolares da rede básica de ensino público por meio de ações de promoção, prevenção e atenção a saúde à esse público composto por pessoas em desenvolvimento,  suscetíveis a eventos externos que podem produzir danos biopsicossociais que podem interferir no rendimento escolar, demandando atenção e cuidados. Por estarem em processo de aprendizagem, colherão o fruto das boas ações ao longo de suas vidas. 

Deste modo, cabe também ao SUS oferecer suporte para obterem melhores condições de vida e garantia dos direitos das crianças e adolescentes para além do ambiente escolar por meio de ações baseadas em 13 temas.

As ações que compõem o Programa Saúde na Escola, desenvolvido nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF) e nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) são:

  • Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;
  • Ações de combate ao mosquito Aedes aegypti;
  • Ações de Promoção, prevenção e Avaliação em saúde bucal;
  • Promoção Saúde ocular;
  • Promoção da Saúde auditiva;
  • Prevenção das violências e dos acidentes;
  • Identificação de sinais de agravos e doenças em eliminação;
  • Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
  • Promoção das práticas corporais, da atividade física e do lazer nas escolas;
  • Promoção da cultura da paz, cidadania e direitos humanos;
  • Prevenção de IST/AIDS e orientação sobre direito sexual e reprodutivo;
  • Verificação da situação vacinal dos educandos;
  • Prevenção à Covid-19 nas escolas.

A Prefeitura de Vitória realiza atividades de educação em saúde nas temáticas prioritárias do PSE por meio de palestras, oficinas, rodas de conversas presenciais ou virtuais aos alunos da rede municipal de ensino e aos seus familiares, além da realização de exames, visando a identificação de alterações e encaminhamento para tratamento e acompanhamento na unidade de saúde do bairro onde mora.  

Uma ação importante, também contemplada no PSE é o Projeto de Olho no Piolho que visa orientação aos alunos, pais ou responsáveis pelos escolares dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e das turmas do ao ano do ensino fundamental para o controle e combate ao piolho.  Eles recebem informações sobre como prevenir o parasita e como tratar as crianças que estão com o problema. Cada aluno da educação infantil recebe um pente fino e o xampu para combater o piolho.

Outra ação desenvolvida no município é o Projeto Olhar Vitória que visa a Avaliação da Acuidade Visual nas escolas, objetivando identificar alterações/dificuldades visuais que podem prejudicar o rendimento escolar; oferta da consulta oftalmológica e concessão de óculos de grau para correção simples até o limite contratado pelo município. 

O Programa Saúde na Escola é desenvolvido nas escolas dos bairros pelas equipes de saúde da Atenção Básica ao longo do ano letivo, porém também atende as demandas pontuais das escolas, conforme a necessidade identificada pela saúde ou educação.

Última atualização em 29/03/2023, às 15h18

Voltar ao topo da página