Secretaria de Meio Ambiente


Árvores frutíferas e esporte dividem espaço no Parque Mangue Seco

Samira Gasparini
Parque de Mangue Seco
Antônio Carlos Nascimento
Parque de Mangue Seco

O Parque Municipal Mangue Seco possui uma área de 20.052,28 m², com topografia acidentada e com relevo ondulado, incluindo-se afloramentos rochosos, característicos de Vitória. A vegetação é composta por árvores frutíferas, como jaqueiras, mangueiras e pitangueiras. Além disso, o parque dispõe de campo de futebol de areia, campo de voleibol de areia e playground.

A denominação Mangue Seco tem origem nas margens degradadas e assoreadas do canal da passagem, devido às invasões desordenadas, com a construção de palafitas e remoção da vegetação a partir da década de 80.

Criado pelo Decreto Municipal 11.881, de 11 de março de 2004, o parque originou-se de uma antiga chácara. Nos anos 50, a área foi cedida por meio de regime de comodato ao Liceu Ateneu Cachoeirense, para a implantação de uma escola da Campanha Nacional do Ensino Gratuito (CNEG).

Mas, a partir dos anos 80, a escola foi praticamente desativada, dando início, então, a frequentes ações degradadoras como invasões nos pontos extremos da propriedade, queimadas da vegetação, lançamento de lixo sobre o solo, corte de rochas, entre outras, principalmente, junto ao bairro Santa Martha e aos manguezais do canal da passagem.

Com a retirada dos invasores, o Governo do Estado retomou a posse da área e a cedeu ao município para que desenvolvesse projetos sociais, dentro de um planejamento urbanístico, com instalação de equipamentos que viessem atender à comunidade local.

Como chegar

O acesso ao parque pode ser pela rua da Integração (Andorinhas), rua Benedito Muniz e rua Laury Tavares, Santa Martha.

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 5 às 22 horas. Às segundas, o parque está fechado.
Telefone: (27) 3382-3477
Voltar ao topo da página