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Avaliação por torpedo: mais de 88% dos moradores aprovam serviços de Saúde

Publicada em 04/01/2017, às 14h24

Por Maria Angela Siqueira, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Torpedo da Saúde
Pacientes têm a oportunidade de avaliar o atendimento na rede municipal de saúde respondendo a um torpedo

Mais de oito em cada 10 moradores de Vitória que responderam ao torpedo de avaliação dos serviços da rede municipal de Saúde aprovaram o atendimento recebido no mês de dezembro. A nota média de toda a rede foi de 8,70. No acumulado de 2016, a média é de 8,61.

É o que mostra o último levantamento da Gerência de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Em dezembro, 11.025 pacientes responderam às mensagens, e 88,24% deles avaliaram os serviços como "ótimo/excelente/bom/muito bom".

A unidade de saúde (US) que recebeu a maior nota no último mês foi a de Maruípe, com nota 9,4, mas outras 10 unidades receberam notas acima de 9: Santa Luiza, Praia do Suá, Ilha de Santa Maria, Jardim da Penha, Andorinhas, US Vitória, do Quadro, Maria Ortiz, Forte São João e Bairro República. No acumulado do ano, a US Maruípe também lidera, com média 9,3.

É importante destacar que nenhuma das 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS) recebeu nota menor que 8. Os Centros Municipais São Pedro e Vitória também foram muito bem avaliados, com notas acima de 9. Os pronto-atendimentos (PA´s) de Praia do Suá e São Pedro obtiveram, respectivamente, notas 7,4 e 7,6.

"A busca pela excelência na qualidade dos serviços prestados à população é uma constante e uma prioridade para a administração e para as equipes da Saúde. As notas refletem o resultado do nosso trabalho", disse a secretária municipal de Saúde interina, Cátia Lisboa.

Carlos Antolini
Fachada da Unidade de Saúde de Maruípe
Unidade de Saúde Maruípe recebeu a melhor nota na avaliação acumulada de 2016

Sistema

Para garantir a qualidade dos serviços da rede municipal de saúde, a Prefeitura de Vitória disponibiliza aos usuários o Sistema de Avaliação de Atendimento por SMS. O objetivo é conhecer a opinião dos pacientes em relação aos serviços e atendimentos prestados na capital.

O sistema, que é uma das ferramentas da gestão compartilhada da Prefeitura de Vitória, permite ao usuário avaliar quantitativamente e qualitativamente todos os atendimentos de saúde e, a partir dessas notas, a Semus identifica possíveis problemas e adota medidas de correção para a melhoria da gestão dos serviços.

Por isso, 24 horas após cada atendimento, o usuário recebe no celular um torpedo para avaliá-los com uma nota ou qualificá-los em forma de texto.


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