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Avaliação por torpedo: mais de 88% dos moradores aprovam serviços de Saúde
Publicada em 04/01/2017, às 14h24
Por Maria Angela Siqueira, com edição de Matheus Thebaldi
Mais de oito em cada 10 moradores de Vitória que responderam ao torpedo de avaliação dos serviços da rede municipal de Saúde aprovaram o atendimento recebido no mês de dezembro. A nota média de toda a rede foi de 8,70. No acumulado de 2016, a média é de 8,61.
É o que mostra o último levantamento da Gerência de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Em dezembro, 11.025 pacientes responderam às mensagens, e 88,24% deles avaliaram os serviços como "ótimo/excelente/bom/muito bom".
A unidade de saúde (US) que recebeu a maior nota no último mês foi a de Maruípe, com nota 9,4, mas outras 10 unidades receberam notas acima de 9: Santa Luiza, Praia do Suá, Ilha de Santa Maria, Jardim da Penha, Andorinhas, US Vitória, do Quadro, Maria Ortiz, Forte São João e Bairro República. No acumulado do ano, a US Maruípe também lidera, com média 9,3.
É importante destacar que nenhuma das 29 Unidades Básicas de Saúde (UBS) recebeu nota menor que 8. Os Centros Municipais São Pedro e Vitória também foram muito bem avaliados, com notas acima de 9. Os pronto-atendimentos (PA´s) de Praia do Suá e São Pedro obtiveram, respectivamente, notas 7,4 e 7,6.
"A busca pela excelência na qualidade dos serviços prestados à população é uma constante e uma prioridade para a administração e para as equipes da Saúde. As notas refletem o resultado do nosso trabalho", disse a secretária municipal de Saúde interina, Cátia Lisboa.
Sistema
Para garantir a qualidade dos serviços da rede municipal de saúde, a Prefeitura de Vitória disponibiliza aos usuários o Sistema de Avaliação de Atendimento por SMS. O objetivo é conhecer a opinião dos pacientes em relação aos serviços e atendimentos prestados na capital.
O sistema, que é uma das ferramentas da gestão compartilhada da Prefeitura de Vitória, permite ao usuário avaliar quantitativamente e qualitativamente todos os atendimentos de saúde e, a partir dessas notas, a Semus identifica possíveis problemas e adota medidas de correção para a melhoria da gestão dos serviços.
Por isso, 24 horas após cada atendimento, o usuário recebe no celular um torpedo para avaliá-los com uma nota ou qualificá-los em forma de texto.