Notícias

Vitória é a terceira capital e o quarto melhor município para fazer carreira

Publicada em 12/08/2011, às 14h05

Por Loureta Samora, com edição de Deyvison Longui

Com a colaboração de Luana Amorim


Elizabeth Nader
Fachada do prédio da Petrobras
A indústria de óleo e gás, como a Petrobras, destaca-se como atrativos de investimentos e profissionais para Vitória

A Revista Você S/A publicou, neste mês, a 10ª edição da pesquisa 100 Melhores Cidades para Fazer Carreira.

O resultado colocou Vitória mais uma vez em destaque como a terceira capital e quarto melhor município do Brasil para o desenvolvimento profissional. Vitória ficou atrás apenas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Barueri (SP).

A pesquisa foi realizada pela escola de negócios Fucape, de Vitória-ES. Foram analisados critérios como vigor econômico da cidade a partir do Produto Interno Bruto (PIB), a oferta de vagas no ensino superior e as condições de saúde de cada cidade.

Investimentos

O prefeito João Coser comemora o resultado e afirma que Vitória tem tudo o que é preciso para desenvolver uma boa carreira.

"Temos grandes empresas, centros especializados de formação e investimentos públicos voltados para garantir o desenvolvimento da cidade e a qualidade de vida dos cidadãos. Oferecemos boa infraestrutura pública nas áreas de saúde e educação. Isso atrai as pessoas", explicou.

O pré-sal e a indústria de óleo e gás destacam-se como atrativos de investimentos e profissionais para Vitória. Outro indicador positivo da capital é a grande oferta de serviços na área. Segundo o prefeito, Vitória repetirá o bom resultado nos próximos anos. "Estamos ampliando a oferta de serviços públicos", destacou.

Saúde

A capital conta hoje com 28 unidades básicas de saúde e oito Centros de Referência. São 3.469 servidores, sendo 495 médicos, ou seja, uma média de 1 médico para cada 640 habitantes. Em 2010, foram realizados 1.451.546 procedimentos clínicos e 1.240.300 exames laboratoriais na rede municipal de saúde. Além disso, foram atendidas 955.223 receitas de medicamentos.

Além disso, Vitória conta com 11 módulos de Orientação ao Exercício e 17 Academias para a Pessoa Idosa. "Estimulando a prática de atividade física garantimos mais saúde e qualidade de vida para as pessoas", ressaltou o secretário municipal de Saúde, Luz Carlos Reblin.

Outro avanço, segundo ele, é a informatização da rede de saúde, com as agendas e prontuários das unidades de saúde passando a ser eletrônicas. "Vai facilitar o acesso e o acompanhamento dos pacientes", garante.

Marcos Salles
Academia popular para idosos em Nova Palestina
Vitória conta com 17 Academias para a Pessoa Idosa

Recentemente, o município ganhou a primeira Escola Técnica de Saúde, com o objetivo principal a formação dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) para aperfeiçoamento de suas funções visando a qualificação dos serviços e das relações entre profissionais de saúde e comunidade.

Outro destaque é o Centro de Média Complexidade, que será inaugurado até o final do ano e irá funcionar no antigo Hotel Príncipe. O novo serviço vai ajudar a reduzir a fila de espera por especialistas.

O Centro de Especialidades vai ampliar o acesso dos moradores de Vitória a consultas e exames especializados e, ainda, vai possibilitar o acesso a serviços de fisioterapia, acupuntura, homeopatia, fitoterapia, massoterapia, entre outras. Serão oferecidas uma média de 250 mil consultas de especialistas por ano. Além disso, serão oferecidos cerca de 170 mil exames especializados.

Para o secretário, o novo serviço vai melhorar o acesso, a qualidade, a resolutividade e a humanização das atividades em saúde. "A oferta e a demanda do serviço será operacionalizada por meio do complexo regulador, de modo a possibilitar a integralidade das ações de atenção à saúde", destacou.


Voltar ao topo da página