Notícias
Vitória recebe visita técnica da Organização Pan-Americana de Saúde
Publicada em 30/08/2022, às 12h35 | Atualizada em 30/08/2022, às 18h12
Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Começou, nesta segunda-feira (29), a visita técnica da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) à Vitória. Durante três dias, uma comitiva formada por profissionais da Organização visitarão equipamentos da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) da capital e participarão reuniões com equipes de saúde da cidade.
Para receber a comitiva, a Semus promoveu um encontro entre áreas técnicas da saúde, representantes do Conselho Municipal de Saúde de Vitória, do Colegiado de Secretarias Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems/ES), Procuradoria e instituições de ensino com a equipe da OPAS na Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde de Vitória (ETSUS Vitória). Nessa ocasião, a secretária de Saúde de Vitória, Joanna De Jaegher deu as boas vindas à comitiva da OPAS e apresentou o do panorama do município de Vitória, com resultados e perspectivas.
"Nosso objetivo é ter uma Atenção Primária à Saúde cada vez mais efetiva, integrada e com vínculo com a comunidade. Por isso estamos investindo na formação dos profissionais, no fortalecimento dos conselhos locais de saúde e no aprimoramento de processos e de estruturas", afirmou Joanna.
Durante o encontro, o administrador da OPAS no Brasil, Rodrigo Monrray, apresentou a história da Organização desde quando foi criada, em 1902, a visão, os valores e a missão da instituição, seus marcos históricos e estratégicos, adaptando-se as características geográficas e culturais de cada país. Segundo Monrray, a expectativa é de que a OPAS e a Semus identifiquem e definam juntas processos que possam ser desenvolvidos na capital.
Já o coordenador das Unidades Técnicas de Sistemas e Serviços de Saúde no Brasil, Roberto Tapia, defendeu um sistema de saúde resiliente, que suporte golpes como o da pandemia da Covid-19, que impactou os sistemas de saúde de todo mundo. "Um sistema de saúde resiliente consegue se recuperar melhor, aproveitando as lições e ferramentas aprendidas em uma crise", explicou.
Visita à unidade de saúde
Após o encontro na ETSUS, a comitiva da OPAS visitou a unidade de Jardim Camburi, uma das unidades que está funcionando em horário estendido. Também estão previstas visitas técnicas a outras unidades de saúde, ao Centro Municipal de Especialidades de Vitória, a um dos prontos atendimentos e à Casa Rosa.
Além dos representantes que se apresentaram na ETUS, a comitiva da OPAS também conta com o Oficial Nacional de Análise de Situação em Saúde, Juan Cortez, o Oficial Nacional da unidade de Sistemas e Serviços de Saúde, Fernando Leles, e a Consultora Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde Iasmine Ventura
Organização Pan-Americana da Saúde
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) trabalha com os países das Américas para melhorar a saúde e a qualidade de vida de suas populações. Fundada em 1902, é a organização internacional de saúde pública mais antiga do mundo. Atua como escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para as Américas e é a agência especializada em saúde do sistema interamericano.
O organismo internacional oferta cooperação técnica em saúde a seus países membros; combate doenças transmissíveis e doenças crônicas não transmissíveis, bem como suas causas; e fortalece os sistemas de saúde e de resposta ante emergências e desastres.