Notícias

Vitória promove eleições dos Conselhos Locais de Saúde

Publicada em 09/11/2023, às 14h50 | Atualizada em 09/11/2023, às 15h02

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
Vitória promove eleições dos Conselhos Locais de Saúde
Estão em andamentos as eleições dos Conselhos Locais de Saúde de Vitória. (ampliar)

Membros do Conselho Municipal de Saúde de Vitória (CMPC) estão percorrendo as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para acompanhar o processo de eleição dos Conselhos Locais de Saúde para o biênio 2023-2025. Em Vitória, todas as 29 UBS e os Centros de Referência possuem Conselhos Locais de Saúde, com mandato de dois anos.

O processo de eleição acontece ao longo do mês de novembro, elegendo entidades e movimentos sociais de cada território, além de representantes dos trabalhadores de saúde.

Para o secretário executivo do Conselho Municipal de Saúde de Vitória, Eduardo Gava, a procura de entidades no processo das eleições dos Conselhos Locais de Saúde está sendo muito boa e ressalta a importância dessa participação. "A participação dessas entidades nesse processo potencializa e melhora ainda mais o controle social na saúde de Vitória, hoje, referência nacional", afirma.

As entidades e movimentos sociais de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que queiram participar do processo eleitoral devem procurar informações com a direção das unidades de saúde do território onde estão localizadas.

Conselho Local de Saúde

Os Conselhos de Saúde são órgãos colegiados deliberativos de caráter permanente. A composição acontece de forma paritária, entre os três seguimentos representativos de área de saúde; 50% Usuário, 25% Trabalhador em saúde 25%, Gestores e Prestadores de serviços de saúde.

A representação de cada seguimento é escolhida por eleição convocada para esse fim, onde a pessoa eleita deverá representar uma entidade ou um grupo.

Em Vitória, os Conselhos Locais de Saúde são compostos por 16 conselheiros, sendo oito titulares e oito suplentes. As vagas são distribuídas em quatro titulares e quatro suplentes para as entidades, dois representantes titulares e dois suplentes para o seguimento do gestor e dois representantes titulares e dois suplentes para o seguimento dos trabalhadores de saúde das unidades ou centros de referência.

Nesse espaço as partes dialogam e reconhecem as realidades vividas pelos trabalhadores em saúde, administradores e usuários, buscando sempre a melhoria da saúde coletiva para todos.


Voltar ao topo da página