Notícias

Vitória participa da 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar

Publicada em 23/11/2023, às 14h20

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Fome zero e agricultura sustentável
  • Saúde e bem-estar
  • Redução das desigualdades

Foto Divulgação
nutricionista Mestre em Geografia servidora Rafaela Brito Fardin
A nutricionista do Banco de Alimentos Herbert de Souza, Rafaela Brito Fardin, vai ser a representante de Vitória na 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. (ampliar)

A capital capixaba terá representação na 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que está marcado para acontecer de 11 a 14 de dezembro, em Brasília. A nutricionista do Banco de Alimentos Herbert de Souza, Rafaela Brito Fardin, vai ser a representante de Vitória.

Eleita como uma das representantes do poder público do Estado, ela considera fundamental a  representação como um momento importante de construção, dialogo e aprendizado para contribuir coletivamente com o avanço das políticas públicas de alimentação e nutrição no País.

O tema da conferência é "Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade", o que significa ratificar o compromisso do governo federal com a democracia, a erradicação da fome e com o direito humano à alimentação adequada, por meio de sistemas alimentares justos, que combatam as diferentes formas de preconceitos e opressões, antirracistas, antipatriarcais, e que sejam sustentáveis, promotoras de saúde e da soberania e segurança alimentar e nutricional.

Rafaela Fardin ingressou na equipe do Banco de Alimentos há nove meses, e tem se destacado pela identificação com os processos coletivos de mobilização e educação alimentar, além de apresentar perfil proativo e propositivo e conhecimento da Segurança Alimentar e Nutricional. 

 A delegação de Vitória vai contar, também, com Tânia Tagarro e  Gired Nolasco, como representantes da sociedade civil. 

Direito

Para a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional, Roseane Fernandes, a eleição da nutricionista do Banco de Alimentos Herbert de Souza significa bem mais que levar propostas à conferência. "Para nós, mostra que estamos no caminho certo nas ações de promoção do Direito Humano a Alimentação Adequada".

É nos espaços de Conferência que são proporcionadas diversidade e representatividade e  a avaliação dos processos de implementação de políticas e programas. A propostas construídas lá  serão encaminhadas ao Governo Federal para a elaboração do 3º Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.  Essa Conferência Nacional é um marco muito importante para a concretização da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional que assegura o Direito Humano à Alimentação Adequada no país. "Com isso, além de contribuir coletivamente com a construção da politica na esfera nacional, retornamos com uma bagagem de trocas e experiências para mais avanços no nosso município e no estado", afirma Roseane.

Demonstrações de experiências nesse sentido podem ser vistas a partir da implantação do cartão Vix Mais Cidadania; da reforma do prédio e organização de toda a estrutura para a reabertura do restaurante popular; da realização de ações na promoção da segurança alimentar, do combate a fome e do nutricídio alimentar, além de ações educativas continuadas sobre soberania alimentar, direito humano a alimentação adequada e a segurança alimentar e nutricional.  

A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, reforça o compromisso da gestão com erradicação da pobreza e, principalmente, de assegurar o direito à alimentação. "E não só, participamos ativamente de espaços de construção e avaliação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional como é o destaque da servidora Rafaela na conferência nacional".


Voltar ao topo da página