Notícias
Visita a parque estreita laços entre crianças, famílias e equipe de Cmei
Publicada em 31/05/2022, às 17h00 | Atualizada em 31/05/2022, às 17h09
Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Luis Oliveira
Uma aula diferente cativou crianças, famílias e profissionais do Centro Municipal de Ensino Infantil em Tempo Integral (Cmei TI) Silvanete da Silva Rosa Rocha, que fica no bairro Comdusa. A visita pedagógica ao Parque Pedra da Cebola, na manhã desta terça-feira (31), foi mais uma ação do projeto "Pé de brincadeira", desenvolvido este ano pelos professores dinamizadores que atuam na unidade de ensino.
Os trabalhos com cerca de 45 crianças do Grupo 4 foram coordenados pelos dinamizadores de Educação Física Vitor Mendes e Renata Brum, com apoio das professoras Karla Molaiz, Elza Clementino, da pedagoga Vanilza Alves e da diretora Waldirene Carmo.
Além de ver de perto os animais e toda a vegetação única presentes no parque, os pequenos participaram de várias atividades lúdicas com seus pais, mães ou familiares responsáveis, resgatando brincadeiras da infância, como bolhas de sabão, pipa, galinha do vizinho e bambolês. Momentos que ficaram marcados por muita diversão, afeto e fortalecimento de vínculos.
"Foi um momento maravilhoso, proporcionou uma conectividade incrível com nossos pequenos. Além disso, ajuda eles a desenvolverem a coordenação motora e permite uma visualização de diferentes espaços, bem como o contato com o meio ambiente. E também une a família com a escola", disse Débora Oliveira, mãe da pequena Ysis, que adorou brincar com as bolhas de sabão.
A mãe das gêmeas Nerissa e Stefani, Nerina Silva, também aprovou a atividade e agradeceu aos professores. "Achei maravilhosa essa ideia. É fantástico sair da rotina, faz muito bem pra eles, e ainda faz com que vivam novas experiências. Faz bem para nós também, passar esse tempo proveitoso com eles. Parabéns a toda a equipe pela iniciativa", disse.
Pé de brincadeira
O projeto tem como objetivo o resgate de memória afetiva, por meio de brincadeiras e atividades lúdicas, trazendo as famílias para dentro do cotidiano escolar. Ele dialoga com o projeto educacional do Cmei, "Vitória seus cantos e encantos", que tem como objetivo geral o reconhecimento do espaço geográfico, dos meios de transportes, do trânsito local, além da apreciação da nossa culinária, propondo ainda um reencontro com os pontos turísticos que a cidade oferece e a valorização das obras de artistas e escritores de Vitória.
Segundo a diretora da unidade de ensino, Waldirene Carmo, a brincadeira é um elemento importante na educação infantil. "Por meio desse momento ressaltamos a relevância da brincadeira como elemento importante na aprendizagem, na cultura e no desenvolvimento infantil, além de proporcionar a interação entre família e escola, aproximando gerações e estreitando laços", disse.