Notícias

Unidade de Saúde de Andorinhas inova com projeto "Sexta Básica

Publicada em 20/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 20/05/2025, às 18h12

Por Giovana Rebuli Santos (girsantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
UBS de Andorinhas celebra a saúde às sextas-feiras com o Projeto "Sexta Básica
Projeto Sexta Básica desenvolvido pela unidade de saúde de Andorinhas. (ampliar)

Para maioria das pessoas, a sexta-feira é um dos dias mais aguardados e festejados por ser véspera do fim de semana. E na Unidade Básica de Saúde de Andorinhas, o famoso "sextou" ganhou mais um atrativo, voltado para a saúde e o bem-estar da população: o Projeto Sexta Básica, promovido pelo educador físico Rafael Meneguelli Bonone. Ele explica que esse projeto faz parte dos trabalhos de promoção da saúde, realizados em grupos, para melhorar não apenas a saúde física, mas também a saúde mental e o fortalecimento do vínculo entre os munícipes e as equipes de saúde.

"Como temos uma equipe multiprofissional na Unidade, composta por outros profissionais que também promovem grupos de saúde como assistente social, psicóloga, fisioterapeuta, nós pensamos em algo que incentivasse a integração social. Por isso criamos o projeto Sexta Básica, no qual realizamos diversas atividades simples, básicas, e que promovem o bem-estar para todos. Então realizamos desde momentos de relaxamento e alongamento, até passeios para conhecer parques municipais e comemorações dos aniversariantes de vários grupos da Unidade juntos", informou Rafael.

Foto Divulgação
UBS de Andorinhas celebra a saúde às sextas-feiras com o Projeto "Sexta Básica
Projeto Sexta Básica desenvolvido pela unidade de saúde de Andorinhas. (ampliar)

Dentre os participantes que fazem questão de estar todas as sextas-feiras nas atividades do grupo está a moradora de Andorinhas Cláudia Souza, 54 anos, que também faz academia e aulas de zumba em outros bairros de Vitória, como Goiabeiras e Joana D'arc. "Atividade física pra mim é saúde, então com esse grupo às sextas-feiras consigo me exercitar todos os dias da semana o que é ótimo pra mim. É preciso se cuidar pra não ficar parado em casa", declarou.

Marilu da Silva Colle, 68 anos, concorda com Cláudia e ressalta a importância do projeto para o seu bem-estar físico e mental. "Antes sentia muitas dores nas pernas, no joelho, ficava em casa o dia todo e o serviço de casa nunca acaba não é? Mas desde que passei a frequentar o grupo há quase dois anos, as dores passaram e eu me sinto muito bem. A gente brinca, nos divertimos, mas não é uma brincadeira, é saúde, é terapêutico. Até meu filho percebeu que eu melhorei e fala pra vir sempre", contou.

Foto Divulgação
UBS de Andorinhas celebra a saúde às sextas-feiras com o Projeto "Sexta Básica

Jorvânia de Freitas, 43 anos, conta que começou a frequentar as aulas de atividades físicas na UBS há cerca de dois anos para ganhar condicionamento físico e disposição pra cuidar do seu filho, Stefan, hoje com sete anos. "Sentia fadiga ao subir escadas e, com filho pequeno, senti a necessidade de buscar melhorar meu condicionamento físico. Hoje está tudo melhor: minha disposição, minha flexibilidade, minha força. A atividade física te acrescenta anos de vida com qualidade, ou seja, uma doença que poderia vir mais cedo, se vier, virá mais tarde. Agora continuo com objetivo de perder peso", afirmou.

"A Unidade de Saúde em Andorinhas tem como objetivo primordial a promoção da saúde e a prevenção de doenças, um dos pilares da Atenção Básica. Temos uma equipe qualificada e dedicada, que proporciona serviços de qualidade e dignidade à população e queremos avançar em muitas frentes neste cuidado", disse o diretor da UBS, Eliézer Soares de Souza.

Serviço
Projeto Sexta Básica - atividades físicas e divertidas para a promoção da saúde
Onde: Unidade Básica de Saúde de Andorinhas
Quando: às Sextas-feiras, a partir das 7h30


Voltar ao topo da página