Notícias

Trezentos jovens de São Pedro beneficiados no programa Mérito Juvenil da ONU

Publicada em 17/11/2011, às 16h16

Por Jaqueline Vianna, com edição de Deyvison Longui


Marcos Salles
Prefeito João Coser em audiência com representantes da ONU da Comissão Mérito Juvenil
Na manhã desta quinta-feira foi realizada reunião para tratar as ações do programa Conjunto, que na capital vai beneficiar 300 jovens de São Pedro

Jovens da Região de São Pedro terão a oportunidade de participar do programa Mérito Juvenil, que visa o desenvolvimento pessoal por meio do esporte, do voluntariado, de desafios e incentivos a habilidades e talentos.

Inicialmente, serão 300 jovens atendidos a partir de uma iniciativa do Programa Conjunto, uma parceria da Prefeitura de Vitória, Organização das Nações Unidas (ONU) - por meio de seis de suas agências - e Ministério da Justiça.

A fase atual é de mobilização para a escolha de 30 líderes da região de São Pedro. Essas pessoas selecionadas receberão a capacitação para, então, cada uma delas trabalhar diretamente com 10 jovens, beneficiando 300 nesta primeira etapa.

"A intenção é que em até 30 dias já seja iniciada a capacitação", prevê o diretor-executivo do Centro Brasileiro de Desenvolvimento (Cebrades), Carlos Alberto Braga da Silva, que realizará o trabalho.

Para tratar do Programa Conjunto - do qual Vitória faz parte desde 2009, escolhida juntamente com outras duas cidades: Lauro de Freita (BA) e Contagem (MG) - foi realizada, na manhã desta quinta-feira (17), uma reunião entre o prefeito de Vitória, João Coser; o secretário municipal de Cidadania e Direitos Humanos, João José Sana; e representantes da ONU.

"A cidade conta com bons índices de desenvolvimento, mas tem o desafio constante de reduzir a violência, sobretudo entre jovens. Por isso, a presença de vocês aqui nos deixa animados", disse o prefeito João Coser durante o encontro.

Entre os presentes no encontro estavam o coordenador da Unidade de Prevenção ao Crime e Segurança Pública no Brasil e Cone Sul (UNODC), Nivio Nascimento, e Gilberto Duarte, também da UNODC; diretor do Mérito Juvenil para as Américas, David Clarcke; diretora mundial do Mérito Juvenil, Cristal Saldanha; e diretora de Programas Regionais do Mérito Juvenil, Nelle Munala.

O Mérito Juvenil existe desde 1956 e foi iniciado no Reino Unido no período pós-guerra para a inclusão de jovens. Está presente, atualmente, em 135 países e mais de 7 milhões de jovens já participaram do programa.


Voltar ao topo da página