Notícias

Trabalhadores da Assistência Social da capital na Campanha do Laço Branco

Publicada em 30/11/2022, às 18h20 | Atualizada em 01/12/2022, às 11h53

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Edlamara Conti


Elizabeth Nader
Campanha do Laço Branco na Praça Costa Pereira

No dia que marca a luta pelo fim da violência contra mulheres, trabalhadores da Assistencial Social, que atuam na da rede intersetorial do Centro e Vitória,  promovem uma ação integrada em parceria com a Rede de Enfrentamento a Violência do Munícipio. O ato ocorre na manhã da próxima terça-feira (6), como forma de convocar homens para ingressarem na luta e demonstrarem que não compactuam com a violência contra a mulher. 

A ação será na Praça Costa Pereira, região central da cidade, das 9 às 13 horas, e integra a programação dos 16 dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher da Prefeitura de Vitória. Na programação, atividades culturais e abordagens informativas, além da distribuição de laços brancos para homens que estiverem circulando pela região e aceitarem entrar na luta em defesa da mulher.

A campanha 16 Dias de Ativismo pela Eliminação da Violência Contra a Mulher é conduzida pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid).

Para a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Centro Danielli da Silva Lima, atuar para combater a violência contra a mulher é "coisa de homem". "O dia 6 é para darmos ênfase, de chamar atenção e marcar. Mas, esse é o debate desse tema perpassa todas as nossas ações ao longo do ano", comentou Danielli. 

A secretária de Assistência Social da capital, Cintya Schulz, disse que faz questão de reforçar a orientação dada a todos os trabalhadores da rede Suas (Sistema Único da Assistência Social) de que é preciso engajar cada vez mais homens e meninos na luta pela igualdade de gênero e pelo fim da violência contra as mulheres.  "O combate à violência doméstica é um dos mais sérios desafios, pela sua natureza velada ou face oculta, apesar da grande incidência e reincidência de múltiplas formas, no âmbito familiar e social", afirmou.

O secretário de Cidadania e Direitos Humanos de Vitória, Marcello Rodrigues, falou sobre a relevância da campanha e a necessidade de ações como essa. "Este evento é importante para toda a cidade, porque é a oportunidade de conversarmos diretamente com os homens e sensibilizá-los pelo fim da violência contra as mulheres. Essa luta precisa ser de todos, pois a violência afeta todos, toda a família sofre: mulheres, homens e filhos"., disse. 


Voltar ao topo da página