Notícias
Sequência didática trabalha conceitos de consciência ambiental e reflorestamento
Publicada em 06/07/2022, às 15h30 | Atualizada em 06/07/2022, às 15h39
Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes
Com a colaboração de Luis Oliveira
Uma sequência didática realizada com os estudantes do 1º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Vercenílio da Silva Pascoal, que fica em Joana D'Arc, trabalhou com a turma conceitos de preservação do meio ambiente, da importância do reflorestamento e do cuidado com as plantas para a manutenção de uma natureza saudável.
A professora Aline Ribeiro contou que em sala de aula foram realizadas conversas sobre o tema, seguidas por produção textual. Além disso, ela levou a turma para o jardim da unidade de ensino, em uma atividade que os estudantes identificaram e classificaram as plantas presentes no local.
Os estudantes também saíram da sala de aula para uma visita pedagógica à área de mangue que fica bem próxima à escola, para estudar de perto sobre a vegetação e os animais que habitam o local. "Aliamos a vivência que eles já têm com as novas descobertas, e uma coisa leva à outra, com foco no aprendizado. Nossa escola está em uma área de manguezal, então é mais importante ainda essa conscientização, a partir do conteúdo sobre as plantas", disse a professora.
Mão na massa
Ainda utilizando a vivência no jardim da escola como estratégia pedagógica, a turma participou junto à professora do plantio de uma orquídea, deixando o ambiente ainda mais bonito.
A estudante Ana Beatriz Nascimento, aprovou a atividade. "Eu gostei muito da atividade, tivemos muitas brincadeiras com os colegas e também aprendemos. Plantar a orquídea também foi muito legal, agora vamos ver ela crescendo", contou.
Consciência ambiental
A professora Aline Ribeiro explicou sobre os objetivos da sequência didática. "Estávamos trabalhando o ambiente das plantas e como as mesmas podem ser aliadas em nossa vida se as tratarmos com respeito, pois a conscientização ambiental precisa ser diária. As saídas também trazem o contexto da região em que os estudantes vivem, a importância da preservação e respeito a esses locais", ressaltou.