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Sequência didática desenvolve oralidade e escrita de estudantes

Publicada em 26/04/2022, às 15h45 | Atualizada em 26/04/2022, às 15h54

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Luís Oliveira


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Projeto Leitura Interativa Emef VSP
Projeto Leitura Interativa desenvolvido com os estudantes da Emef Versenílio da Silva Pascoal. (ampliar)

Uma sequência didática realizada com os estudantes do 1º ano do turno vespertino da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Vercenílio da Silva Pascoal, que fica em Joana D'arc, promoveu o desenvolvimento da oralidade e da escrita por meio de atividades lúdicas, utilizando brinquedos e leitura interativa. 

Os trabalhos foram coordenados pela professora Aline Ribeiro, com apoio da pedagoga Gilvana Barros. Elas contam que para envolver os estudantes na atividade foram usadas fichas de papel, em que eles podiam escrever, apagar e reescrever, de forma que fossem praticando a escrita correta das palavras. 

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Projeto Leitura Interativa Emef VSP
Projeto Leitura Interativa desenvolvido com os estudantes da Emef Versenílio da Silva Pascoal. (ampliar)

Além disso, foi utilizado o "sussurrofone", uma ferramenta pedagógica que consiste em um aparelho que permite à criança ouvir a própria voz em forma de sussurro, favorecendo o reconhecimento fonológico de letras e palavras. O objetivo é que o estudante consiga praticar e compreender a pronúncia correta das palavras, a partir de sua própria fala.

A pequena Sofia Ramos, do 1º ano, conta que gostou da proposta da atividade. "Foi muito boa para aprender rápido, agora conheço as sílabas e como devemos falar", disse. 

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Projeto Leitura Interativa Emef VSP
Projeto Leitura Interativa desenvolvido com os estudantes da Emef Versenílio da Silva Pascoal. (ampliar)

Aprendizado lúdico

A professora Aline Ribeiro explica que atividades diferenciadas possibilitam novas formas de aprendizado, além de favorecer a interação entre as crianças. Ela destaca ainda que estratégias lúdicas são fundamentais para o ciclo de alfabetização das séries iniciais.

"Toda atividade que foge do papel, do quadro, prende a atenção das crianças, observei que o tempo todo eles querem participar, tocar nos materiais. A experiência proporciona que eles se envolvam cada vez mais com o aprendizado, de uma forma prazerosa, sem aquele peso de estar aprendendo", explicou a professora.

"Isso ainda favorece que os estudantes sempre se lembrem da escola de uma forma positiva. É uma geração que está em muito contato com a tecnologia, com a investigação, e nós como educadores precisamos acompanhar isso", completou.


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