Notícias
Semana Nacional do Registro Civil realizou mais de 1.800 atendimentos
Publicada em 20/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 20/05/2025, às 17h32
Por André Pietralonga (apleocadioeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
A "Semana Nacional do Registro Civil - Registre-se!" está com saldo positivo em Vitória. A ação, realizada dos dias 12 a 16 de maio, ofertou atendimentos gratuitos voltados à emissão de documentação básica e orientação jurídica para a população socialmente vulnerável.
A iniciativa da Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ), com apoio da Prefeitura de Vitória, mobilizou diferentes órgãos públicos e alcançou centenas de cidadãos ao longo dos cinco dias.
Durante o evento, foram ofertados serviços como emissão da primeira via da nova carteira de identidade, segunda via de certidões de nascimento e casamento, atendimentos da Defensoria Pública, do Sine Vitória (balcão de empregos) e do Procon, além de orientações sobre superendividamento e educação financeira.
O levantamento dos atendimentos mostra crescimento expressivo da procura pelos serviços. Na segunda-feira (12), primeiro dia da ação, foram realizados 146 atendimentos, com destaque para certidões (53) e identidades (40). O número foi aumentando ao longo da semana, atingindo 358 atendimentos na terça (13), com picos de 184 certidões emitidas e 80 novas identidades.
Na quarta-feira (14), o total chegou a 397 atendimentos, com novo recorde na emissão de certidões (216). Nos últimos dois dias de atendimento, quinta (15) e sexta-feira (16), a procura por certidões aumentou, foram 621 emissões do documento, que somadas aos atendimentos referentes a outros serviços, totalizam 985, nos dois dias.
Durante os cinco dias da ação, foram contabilizados 1.886 atendimentos, com destaque para a emissão de certidões (1.074). O número demonstra a importância da campanha para o acesso a direitos fundamentais e a promoção da cidadania.
Assitência Social
Além do atendimento geral, a ação também recebeu pessoas que são atendidas pela Secretaria de Assistência Social (Semas). Um levantamento apontou que 40 delas apresentavam demanda por documentação.
Além da emissão de documentos como Certidão de Nascimento e Carteira de Identidade, também foi ofertada alimentação básica para os assistidos que aguardavam atendimento no local.