Notícias

Sarau poético envolve estudantes da EJA com socialização e aprendizagem coletiva

Publicada em 22/06/2022, às 12h40 | Atualizada em 22/06/2022, às 12h44

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes

Com a colaboração de Luis Oliveira


  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Sarau Poético

Com o objetivo de estimular a oralidade e a escrita dos estudantes de maneira criativa, crítica e reflexiva por meio da poesia, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Professor Vercenílio da Silva Pascoal, que fica em Joana D'Arc, realizou um "Sarau Poético" que envolveu os 67 estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA) da unidade de ensino.

Para compor o cenário do evento, foram expostas diversas poesias, pinturas e desenhos produzidos pelos estudantes em sala de aula, além de um painel com o poema "Leilão de jardim", de Cecília Meireles, além de uma mesa com lanches juninos saudáveis. Houve ainda um momento em que todos se reuniram para ler os poemas em voz alta, promovendo integração e socialização entre os estudantes e equipe pedagógica.

A estudante Maria de Fátima, 43 anos, aprovou a iniciativa e avaliou como uma ótima oportunidade de se aproximar ainda mais dos colegas de sala. "Foi um movimento muito lindo e se mostrou uma forma da gente aprender socializando o que produzimos com os nossos colegas. Também favoreceu para reconhecermos o quanto nós gostamos de estar na escola aprendendo. Senti como se fôssemos uma família, todos juntos naquela apresentação, compartilhando nossas conquistas", contou.

Foto Divulgação
Sarau Poético

Teresinha Siqueira, 36 anos, estudante do 2º segmento, gostou do sarau e não vê a hora de participar de outros movimentos na escola. "Foi o máximo. Não tenho palavras para descrever, só posso agradecer aos profissionais da escola que nos acolhem e incentivam o tempo todo, e mais uma vez fizeram um excelente trabalho produzindo isso tudo conosco. Já estou com saudades e quero mais eventos como este", afirmou.

Aprendizagem e poesia

Os trabalhos foram coordenados pelas professoras Rose Mary Fraga e Katia Ribeiro, pela pedagoga Weslane Lopes e contou ainda com o apoio da diretora da unidade de ensino, Maria Luiza Marques.

"A iniciativa surgiu ao estudarmos os gêneros literários. Os estudantes, mesmo estando na fase inicial do processo de apropriação da língua escrita, aceitaram o desafio de ler em público e produzir versos dando continuidade aos poemas. Inicialmente convidamos os estudantes a ler livros diversos e escolher um poema. A seguir produziram texto dando continuidade, cuidando para manter as rimas nos novos versos", explicou a professora Rose Mary Fraga.

Foto Divulgação
Sarau Poético

A diretora da Emef ressaltou que o sarau é um movimento importante para a comunidade escolar, especialmente na perspectiva da EJA, sendo um fator motivacional e que estimula os estudantes por meio de novas possibilidades de aprendizagem, além de fortalecer vínculos com o espaço escolar.

"O Sarau Literário visou a resgatar a cultura de contar e ouvir histórias, recitar poesias, despertar o gosto pela leitura, como também pela produção de texto. O evento aconteceu com a participação da comunidade escolar, que pôde ouvir boa leitura, escutar músicas e curtir belas histórias através da leitura de livros e de poesias, em um momento de inovação, descontração e satisfação", disse a diretora Maria Luiza Marques.


Voltar ao topo da página