Notícias
Sala maker: espaço de tecnologia e inovação é inaugurado na Emef Eunice Pereira, em Tabuazeiro
Publicada em 08/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 08/05/2025, às 16h11
Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Mais tecnologia, inovação e oportunidade para os estudantes da região de Tabuazeiro. Na tarde desta quarta-feira (8), foi inaugurada a Sala Maker para as crianças e jovens da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tempo Integral (Emef TI) Eunice Pereira Silveira. A nova estrutura foi entregue em uma parceria da Universidade Federal do Espírito Santo com a Prefeitura de Vitória no projeto "+ Ciência na Escola Capixaba".
A cerimônia de entrega aconteceu no auditório da unidade e contou com uma apresentação da Banda Marcial da Emef TI Eunice Pereira Silveira. Participaram do ato a subsecretária de Gestão Pedagógica de Vitória, Luana Lemos, o representante do projeto "+ Ciência na Escola Capixaba", Etereldes Júnior, o reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, a representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Cláudia Viana, e o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Bruno Lamas.
A diretora da escola, Eliane Amorim, abriu o encontro destacando a oportunidade dos estudantes aprimorarem ainda mais os conhecimentos em inovação. "Tudo o que os estudantes já desenvolvem na teoria, agora terão a oportunidade de colocar em prática. Vamos usufruir muito dessa estrutura para aprimorar ainda mais o nosso pedagógico", disse.
Luana Lemos comemorou a entrega e destacou o trabalho já realizado para o fomento da tecnologia e inovação na Educação de Vitória. "Que saiam daqui profissionais da tecnologias preparados para fazer a diferença no futuro. Estamos movimentando pessoas de lugares diferentes para oportunizar novas formas de aprendizado. Em Vitória já temos projetos de tecnologia e inovação desde as crianças nos Cmeis até os anos finais do Ensino Fundamental. E vamos reforçar essas frentes ainda mais", contou.
A representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Cláudia Viana, falou para os estudantes sobre a importância do projeto. "O programa busca trazer e reforçar uma educação mais prática e inovadora, em que vocês estudantes possam ser protagonistas deste aprendizado", destacou.
Etereldes Junior destacou a parceria com a prefeitura de Vitória. "Já temos o Planetário e uma Emef na UFES, numa parceria de anos. Agradeço também o esforço para que essa estrutura fosse disponibilizada nesta unidade. Serão 30 salas maker entregues por esse projeto em todo o ES. Em Vitória teremos 4 destas salas, fruto dessa parceria. Espero que a gente possa entregar uma estrutura de qualidade para os estudantes", afirmou.
O reitor da Ufes, Eustáquio de Castro, também destacou o trabalho realizado no município. "O nosso trabalho é levar a universidade para as escolas, para as comunidades. É por isso que estamos aqui. Agradeço a parceria com a prefeitura, já colocamos a ufes à disposição. Esse é um trabalho de sinergia que precisamos fazer", relatou.
O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Bruno Lamas, agradeceu a recepção da comunidade escolar. "Fomos recebidos de forma muito gentil e isso é reflexo do trabalho realizado pelos servidores, professores e pela unidade. A sala maker vai colocar a escola e a comunidade em contato com a inovação. A escola passa a ter uma incubadora. Passa a transformar experimentos em projetos e isso é fundamental para o desenvolvimento dos estudantes", disse.
A Sala Maker
No novo espaço, os estudantes terão contato direto com ferramentas de tecnologia e inovação para o desenvolvimento prático de ideias e projetos já desenvolvidos dentro da escola. Impressoras 3D, computadores, ferramentas para construção de equipamentos de robótica entre outros materiais estão entre os itens entregues à comunidade escolar. Além da EMEF TI Eunice Pereira Silveira, outras três unidades de Vitória receberão a nova estrutura: EMEF TI Anacleta Schneider Lucas, EMEF TI Edna de Mattos Siqueira Gaudio e EMEF TI Paulo Reglus Neves Freire.
Além delas, também está em implantação a Sala Maker na EMEF Padre Anchieta e já estão estabelecidos os espaços nas EMEFs Eber Louzada e Izaura Marques.