Notícias

Projeto do 38º Batalhão de Infantaria leva música a estudantes de Nova Palestina

Publicada em 07/07/2022, às 18h05 | Atualizada em 07/07/2022, às 18h12

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Brunella França
Emef NNG - estudantes Emilly, Amanda e Ana Clara
Emilly, Amanda e Ana Clara são estudantes da Emef Neusa Nunes Gonçalves e prestigiaram a apresentação na escola. (ampliar)

Levar conhecimento em música, momento de lazer e aprendizado para estudantes da rede municipal de Vitória. Esse é um dos objetivos do projeto "Banda na Escola", desenvolvido pelo 38º Batalhão de Infantaria, por meio de apresentações musicais nas unidades de ensino da rede pública. No repertório, temas de filmes famosos, como A Pantera Cor de Rosa e Missão Impossível, e também muita música brasileira, como Marisa Monte, Balão Mágico, Claudinho e Buchecha e outros.

Ao todo, serão oito unidades de ensino contempladas. A abertura ocorreu nesta quinta-feira (07), na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Neusa Nunes Gonçalves, em Nova Palestina. Com o projeto, as crianças e adolescentes recebem noções de civismo e disciplina, além de terem contato com diferentes ritmos e instrumentos musicais, o que proporciona também recreação aos participantes, além de aumentar a integração do Exército com a comunidade por meio da música.

"Iniciamos o projeto nesta quinta-feira aqui no Neusa Nunes. A Banda do 38° BI escolheu vocês, escolheu estar aqui. Estamos cuidando de todos os moradores de Vitória, mas principalmente de quem mais precisa. Tenho certeza que traremos arte, cultura, diversão, mas também conhecimento e disciplina. É um momento de troca, que vocês podem se aproximar dos militares e aprender com eles", destacou o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

O coronel Rodrigo Penalva, do 38º Batalhão de Infantaria, acompanhou a banda e fez uma saudação aos estudantes antes de iniciar a apresentação.

"É uma alegria muito grande estar aqui hoje, dando início a esse projeto que começamos na cidade de Vitória, que é o Banda na Escola. Trazemos um pouco de cultura por meio da música, que é algo indispensável à nossa formação. Obrigado por nos receber e bom divertimento a todos", desejou.

À frente da banda, são três maestros: 2° tenente Franck, subtenente Kleber e o subtenente Wilson.

Carlos Antolini
Banda 38
o prefeito Lorenzo Pazolini disse aos estudantes que as apresentações são momentos de troca, por meio do qual é possível se aproximarem dos militares e aprenderem com eles. (ampliar)

Práticas integradoras

A atividade com a banda do exército está dentro da coordenação de práticas integradoras. As escolas escolhidas para receber a apresentação, que dura cerca de uma hora são as que realizam o projeto municipal bandas escolares, além de escolas de tempo integral.

"Hoje nós temos a presença da banda do exército que veio nos prestigiar. É um momento diferenciado na escola e vocês merecem tudo o que há melhor. Agradecemos por vocês estarem aqui e terem escolhido a nossa escola para essa apresentação", disse a diretora da Emef Neusa Nunes Gonçalves, Eliana Ribeiro.

A secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, também esteve presente na atividade e falou com os estudantes. "A gente não faz educação sozinho. A diretora Eliana é muito feliz quando diz que vocês, estudantes do Neusa Nunes, merecem o melhor, isso é verdade. Já trouxemos melhorias para a escola, cuidando do espaço para que vocês tenham aqui uma escola pública de qualidade. Nós acreditamos em vocês, que vocês podem aprender, que vocês podem sonhar, que vocês podem fazer planos, ter projetos. Aproveitem a apresentação".

Durante a apresentação dos instrumentos e do repertório, muitos estudantes fizeram fotos, gravaram vídeos, registrando um momento, para muitos deles inédito.

Colegas de turma no 8º ano e amigas, Ana Clara Barbosa, Amanda de Souza e Emilly Amaral ficaram muito felizes com a atividade na escola.

"Achei interessante os instrumentos, eu não conhecia. O toque da trompa é interessante, é calmo. Foi o máximo", contou Ana Clara. "Nunca tinha ouvido os instrumentos assim. Achei interessante, muito lindo", disse Amanda. "Pra mim, foi uma surpresa, não esperava. Nunca tinha ouvido uma banda com tanta gente assim de perto, é muito diferente e muito bonito", avaliou Emilly.

Carlos Antolini
Banda 38
Projeto "Banda na Escola", desenvolvido pelo 38º Batalhão de Infantaria na a Emef Neusa Nunes Gonçalves. (ampliar)

As adolescentes contaram que ficaram com vontade de aprender também a tocar instrumentos de sopro.

Apresentações

As próximas apresentações do projeto "Banda na Escola" estão marcadas para ocorrer seguindo o calendário:

  • 14 de julho, Emef TI IZaura Marques da Silva, em Andorinhas
  • 28 de julho, Emef TI Eunice Pereira Silveira, em Tabuazeiro
  • 04 de agosto, Emef Suzete Cuendet, em Maruípe
  • 11 de agosto, Emef João Bandeira, em Consolação
  • 18 de agosto, Emef TI Moacyr Avidos, em Ilha do Príncipe
  • 25 de agosto, Emef Heloisa Abreu Júdice de Mattos, em Inhanguetá
  • 01 de setembro, Emef Alvimar Silva, em Santo Antônio

Voltar ao topo da página