Notícias
Pré-conferências do Conselho da Pessoa Idosa têm participação maciça na capital
Publicada em 08/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 08/05/2025, às 18h38
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
As pré-conferências realizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Vitória (Comid) têm recebido presença maciça de participantes. Exemplo disso é a que ocorreu na manhã desta quarta-feira (7), no Museu Capixaba do Negro (Mucane).
Os encontros fazem parte da etapa de preparação para a 6ª Conferência Municipal cujo tema central é "Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação". Ao todo serão oito pré-conferências em diferentes territórios, possibilitando a participação e facilitando o acesso das pessoas idosas a estes ambientes de debates e representatividade. No primeiro deles, realizada na terça-feira (6), mais de 60 pessoas idosas estiveram presentes.
Entre as mais de 80 pessoas que estiveram presentes no Mucane, estava Geraldo Pereira do Carmo, de 62 anos, que está em situação de rua e ligado ao Movimento Sai da Rua. Pela primeira vez participando de uma pré-conferência voltada à pessoa idosa, ele disse que estava se sentindo orgulhoso e importante de estar naquele espaço de debate. "Me sinto muito feliz por saber que tem pessoas de olho nas nossas questões. Tem pessoas que veem os idosos como pessoas especiais", comentou.
Níria da Costa Rodrigues, de 77 anos, disse que estar naquele auditório fazia parte da vida dela. "Faz parte do meu eu. Eu gosto de convívio. Faz parte da minha vida. Já estou como delegada para levar nossa preocupação com a ampliação de atendimento de saúde e social. É preciso que o poder público faça um movimento para encontrar e acolher os idosos abandonados", comentou ela.
Na opinião de Juvacy Santos Monteiro é a hora de defender e fazer valer o que está dentro do Estatuto do Idoso. "É hora de participar para garantir o direito do idoso invisível. Estamos aqui e temos que estar na conferência para melhorar a situação dos idosos", ressaltou ela.
Preparação
Nas pré-conferências são eleitos os delegados para 6ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada nos dias 28 e 29 de maio, e estará organizada em cinco eixos temáticos: Financiamento das políticas públicas para a ampliação e garantia dos direitos sociais; Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa.
Além dos eixos: Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices; e Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa.
O presidente do Comid, Marcelo Rodrigues Amorim, ressaltou que as pré-conferências vão ser realizadas em diferentes regiões de Vitória. "Esta é a oportunidade de ampliar a participação social. Com isso, estamos proporcionando ampliação da reflexão, discussões e avaliação das ações dirigidas às pessoas idosas, dos espaços de participação e da forma como vem sendo realizada a gestão da política de garantia dos direitos da pessoa idosa", comentou o presidente do Comid.
A gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Fabíola Calazans, ficou com a responsabilidade de convidar as pessoas idosas à participação, explicando a importância da ocupação e representatividade para garantir o cumprimento dos direitos estabelecidos no Estatuto do Idoso.
A fala de Fabíola Calazans vai ao encontro total da declaração feita pela secretária de Assistência Social, Soraya Manato. "É essencial a mobilização em todos os 12 territórios socioassistenciais de Vitória, para que as ações pensadas para as pessoas idosas representem e atendam as suas demandas, que são diferentes e diversas".
Pré-conferências
08/05 - 9h: Centro Municipal de Especialidades de Vitória (CMEV)
09/05 - 9h: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) - São Pedro
12/05 - 14h: Centro de Convivência para Pessoa Idosa de Jardim da Penha
16/05 - 9h: Centro de Convivência para Pessoa Idosa de Jardim Camburi
16/05 - 14h: Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Território Continental