Notícias
Praia Limpa: abordagens educativas orientam sobre bem-estar e guarda responsável
Publicada em 18/01/2023, às 17h45 | Atualizada em 18/01/2023, às 17h59
Por Deyvison Longui, com edição de Andreza Lopes

Você cuida do seu pet de forma adequada? Pensando nisso, equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam), através da Educação Ambiental tem realizado, de quarta a sexta-feira na Arena Vitória, na praia de Camburi, abordagens educativas visando sensibilizar os tutores de animais domésticos sobre as práticas de guarda responsável na capital. A ação faz parte da campanha Praia Limpa, que acontece até o final deste mês de janeiro.
Aproximadamente 70 tutores foram abordados na primeira semana de atuação, e nova ação acontecerá entre esta quarta-feira (18) a sexta-feira (20). Temas como trânsito de animais em espaços públicos, recolhimento de dejetos, importância da castração, dos cuidados preventivos com a saúde dos pets, dos exercícios e do enriquecimento ambiental para o bem-estar de cães e gatos são abordados pelos técnicos da Gerência de Educação Ambiental (GEA), da Semmam.
Para isso, utilizam diálogo, jogos interativos e exposição de fotos de animais resgatados pelo Programa PataVix e disponíveis para adoção. "Sair para passear é o melhor momento do dia para o cão. Além da atividade física, os passeios proporcionam estímulos mentais e sensoriais indispensáveis ao seu bem-estar. Porém, alguns cuidados são necessários para garantir a saúde e segurança dos animais e o uso adequado dos espaços públicos", apontou o secretário Tarcísio Foeger.
"Ao assumir a responsabilidade e o compromisso de adotar um animal, ao realizar essa escolha, o tutor precisa lembrar que esse vínculo pode durar entre 15 e 20 anos", complementa a subsecretária municipal de Qualidade Ambiental e Bem-Estar Animal, Cristiane Stem.
Legislação
A Lei Municipal nº 8.121/2011 trata, em seu capítulo IV, do trânsito de animais em áreas públicas. De acordo com seu artigo 10, "todo animal, ao ser conduzido em vias e logradouros públicos, deve obrigatoriamente usar coleira e guia adequadas ao seu tamanho e porte, além de ser conduzido por pessoas com idade e força suficiente para controlar os movimentos do animal".
Essa medida visa garantir a saúde e a segurança não só pet, mas de todos os usuários e frequentadores dos espaços públicos. Apenas nos Pracães, espaços cercados e exclusivos para a convivência e socialização dos animais, eles podem permanecer sem guia. Já o artigo 12, da mesma lei, determina que é obrigação do condutor do animal o recolhimento dos seus dejetos fecais.