Notícias

Pesquisa aponta que Vitória é a capital com a melhor qualidade de vida

Publicada em 03/07/2012, às 17h38 | Atualizada em 05/07/2012, às 17h09

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi


Samira Gasparini
Vista panorâmica Enseada do Suá
Vitória é a capital mais bem conceituada pelas pessoas consultadas em habitação, saúde e segurança

Pesquisa realizada pela Associação Pro Teste, de São Paulo, mostrou que Vitória é a capital com melhor qualidade de vida. Segundo o levantamento, divulgado no último dia 2 de julho, o município capixaba é o mais bem conceituado pela população em habitação, saúde e segurança e fica em segundo lugar nos quesitos educação e mobilidade. No quesito emprego, Vitória aparece na quinta posição, considerada boa pela pesquisa.

"Isso reflete a boa qualidade dos serviços prestados à população e o investimento correto nas áreas de saúde e educação, além de refletir o dinamismo econômico da cidade e sua qualidade de vida", avaliou o prefeito João Coser.

A pesquisa ouviu pessoas em todo o País por e-mail. A maioria dos participantes é formada por homens de 35 a 54 anos, casados, com nível de escolaridade elevado e de classe média.

Os entrevistados atribuíram notas de 0 a 100 para suas cidades e definiram o ranking dos quesitos mais importantes para a qualidade de vida. Os seis critérios mais importantes foram habitação, saúde, educação, mobilidade, emprego e segurança. Também foram avaliados itens como paisagem urbana, meio ambiente, planejamento administrativo, comércio e serviços.

Vitória fez 72 pontos no quesito habitação e 51 em segurança, acima de capitais como Cuiabá (MT), Recife (PE), Belém (PA), Salvador (BA) e Maceió (AL), que ficaram com notas bem inferiores (35 pontos) devido aos assaltos, homicídios, tráfico e uso de drogas. Em mobilidade, um dos quesitos mais criticados pelos participantes, apenas Curitiba (PR), Vitória e Campo Grande (MS) obtiveram notas aceitáveis: 50.

Reconhecimento nacional

A oferta e a qualidade dos serviços de saúde em Vitória renderam à capital a melhor pontuação no Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (Idsus), divulgado, em março deste ano, pelo Ministério da Saúde. Vitória obteve a nota 7,08, ficando à frente de Curitiba/PR (6,96), Florianópolis/SC (6,67), Porto Alegre/RS (6,51), Goiânia/GO (6,48), Belo Horizonte/MG (6,40) e São Paulo/SP (6,21).

Marcos Salles
Inauguração da Academia Popular da Pessoa Idosa no Bairro do Quadro
A implantação das academias populares foi um dos fatores que contribuíram para o bom resultado na pesquisa

Para o prefeito João Coser, o resultado obtido por Vitória deve ser atribuído a ações como a ampliação da rede de atendimento em saúde, a valorização dos servidores, a realização de concursos e a criação dos centros de referência para diversos públicos. Coser lembrou ainda de iniciativas como a cobertura de 79% da nossa população com o Programa de Saúde da Família e a implantação das academias populares e as academias populares para idosos (APPIs).

Em novembro, foi a vez do reconhecimento pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que apurou dados relativos a educação, saúde e emprego e renda nos 5.564 municípios brasileiros no ano de 2009. Vitória foi a segunda capital brasileira com maior IFDM, ficando atrás somente de São Paulo (SP), conforme divulgado pela Federação das Indústrias do Rio (Firjan).

Entre todas as 5.564 cidades, Vitória foi a 26ª colocada no País, com índice de 0,8838 referente a  2009 (sendo 1 a nota máxima aplicada no levantamento).


Voltar ao topo da página