Notícias

Lazer e Cultura: acolhidos do Abrigo1 visitam museu Solar Monjardim

Publicada em 12/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 13/05/2025, às 17h40

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Redução das desigualdades
  • Paz, justiça e instituições eficazes
  • Parcerias e meios de implementação

Foto Divulgação
Acolhidos do Abrigo1 visitam museu Solar Monjardimnimais
Acolhidos do Abrigo1 em visita ao museu Solar Monjardim. (ampliar)

Como forma de garantir o direito de acesso ao lazer, à cultura e aos espaços da cidade, o Abrigo Institucional para Adultos e Famílias, mais conhecido como Abrigo 1, levou um grupo de munícipes acolhidos no espaço para uma visita ao Museu Solar Monjardim, localizado em Jucutuquara. 

O coordenador do Abrigo 1, Rodrigo Trindade, explicou que a ação desenvolvida, por meio de parceria com alunos de medicina da Emescam, tem por objetivo a socialização e fortalecimento de relacionamentos interpessoais saudáveis. Além de estimular uma reflexão sobre o perdão a si mesmo; sobre a empatia ao próximo e a si; sobre os sonhos e os objetivos de vida de cada um. 

Foto Divulgação
Acolhidos do Abrigo 1 visitam Museu Salar Monjardim
Acolhidos do Abrigo1 em visita ao museu Solar Monjardim. (ampliar)

Rodrigo disse acreditar que esta parceria é mais uma possibilidade para às pessoas em situação de rua que estão em acolhimento no Abrigo 1 de contribuirem para o desenvolvimento pessoal e superação da condição em que se encontram de vulnerabilidades extremas. O coordenador disse ainda que são utilizadas dinâmicas para a interação entre os dois públicos (pessoas em situação de rua e estudantes de Medicina).

Ao final da visita guiada pelo museu, o grupo teve uma roda de conversa, onde foi usada a dinâmica "Perdão, Sonhos e Empatia", sob a orientação dos professores Fabiano Alves e Lívia Loureiro. Com estes temas na centralidade da conversa, cada integrante recebeu um papel branco, um papel verde em formato de folha, e uma caneta para que escrevessem um arrependimento (na folha branca), e um sonho (no papel verde em formato de folha). 

Rodrigo, que fez questão de acompanhar os acolhidos nesta atividade, contou que um dos momentos mais emocionantes foi a revelação dos arrependimentos e conhecimento dos sonhos.  "Cada participante se dirigiu para o centro da roda e, nesta ordem, colocou papel branco na caixa, e o papel verde colou na árvore desenhada. Os arrependimentos foram misturados e cada participante pode saber sobre arrependimentos alheios e dar sua opinião. E desta forma saber se perdoaria ou não o arrependimento alheio. Por outro lado, a cartolina com a árvore e seus ramos, com seus papéis em formato de folha que carregam os sonhos dos participantes, foi dada aos acolhidos para que enfeitassem o abrigo, gerando um ambiente de empatia", falou ele.

Foto Divulgação
acolhidos do Abrigo1 visitam museu Solar Monjardim
Acolhidos do Abrigo1 em visita ao museu Solar Monjardim. (ampliar)

A atividade contou com a participação de alunos do curso de Medicina do Projeto de Extensão Sal e Luz, sob a coordenação da professora Caroline Feitosa Dibai de Castro. Ela ressaltou a importância de momentos como esses para sensibilizar através da arte a humanização da medicina.

A secretária de Assistência Social de Vitória, Soraya Manato, reforça que as ações desenvolvidas nos serviços socioassistenciais são potentes. "As nossas equipes demonstram na prática conhecimento técnico, prático e teórico de como executar a política pública da Assistência Social para aqueles que necessitam. Nossos trabalhadores sabem dos desafios e os encaram com a competência e intensidade necessária para que superam as situações de vulnerabilidades", comentou.


Voltar ao topo da página