Notícias

Intercâmbio Giramundo fomenta a arte mural em Vitória

Publicada em 09/03/2016, às 16h00 | Atualizada em 11/03/2016, às 18h11

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Imagem divulgação
Dave Lowenstein
Arte "From a Dream to the Promise" (Arkadelphia, Arkansas) é um dos trabalhos executados por Dave Loewenstein

A 2ª edição do Intercâmbio Cultural Giramundo – Intervenção Urbana, uma parceria do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro com a Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc) e do projeto A Arte é Nossa, vai realizar o programa "Engajamento Comunitário Através das Artes em Murais", que acontece entre esta segunda (14) e o dia 21 de março.

O programa faz parte de uma iniciativa do Centro Internacional Meridian em parceria com o Departamento de Estado dos Estados Unidos, que viaja pelo mundo fomentando a produção artística, através de workshops, palestras e da concepção e execução de murais. O objetivo é promover a arte como plataforma de inserção e empoderamento social, aproximando as questões regionais do processo criativo do muralismo.

Vitória dá o pontapé nas ações, que também irão passar pelas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, com um workshop para 20 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Leonor Pereira da Silva, no bairro Santa Lúcia. Os artistas Dave Loewenstein e Karen Valentin, ou KRN, serão os responsáveis por apresentar as técnicas do muralismo/grafite e supervisionar a execução de um trabalho no muro da escola.

Artistas

Dave Loewenstein é muralista, escritor e gravurista, com obras nos Estados Unidos, além da Irlanda do Norte e Coreia do Sul. Alguns dos seus trabalhos, que tratam de questões sociais e políticas, fazem parte das coleções permanentes do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque e da Universidade de Yale. Premiado pelo seu trabalho como arte-educador e documentarista, Dave foi nomeado um dos agentes culturais fundadores para o novo Departamento de Arte e Cultura dos Estados Unidos.

Karen Valentim, ou KRN, trabalha com arte urbana e tem como característica principal a cultura indígena. Participou do projeto "Linguagens da Terra", que unia o grafite a partir dos grafismos e cores do artesanato e pintura corporal dos índios. Compôs o coletivo "DasMina" e atualmente faz parte da equipe do Instituto TamoJunto, organização sem fins lucrativos que atua na mobilização, articulação e fortalecimento de redes juvenis, por meio da cultura, meio ambiente, esporte e lazer.

Intercâmbio

O Intercâmbio Cultural Giramundo – Intervenção Urbana é a segunda parceria entre a Prefeitura de Vitória, por meio da Semc, e o Consulado Geral dos Estados Unidos da América no Rio de Janeiro. O primeiro evento foi inteiramente voltado para música e aconteceu entre os dias 26 e 28 de junho, com workshop e a feira cultural no Parque Pedra da Cebola, com a participação de coletivos artísticos que produzem em Vitória e apresentações musicais da banda de congo Amores da Lua, do cantor André Prando e dos grupos Pó de Ser Emoriô e Curtis Clinton Band.

A Arte é Nossa

O projeto A Arte é Nossa é uma iniciativa da Semc que tem como objetivo humanizar os espaços públicos por meio de intervenções artístico-urbanas e, assim, democratizar a produção artística local para além dos espaços tradicionais de exposição. Desde 2013, aconteceram nove ações em 1,5 mil m² de muros da cidade, através de parcerias com artistas locais ligados ao grafite, à arte-relevo e a outras técnicas, e pretendem aproximar o cidadão do campo das artes, transformando as ruas de Vitória em uma grande galeria urbana.


Voltar ao topo da página