Notícias

Guarda Municipal ensina educação no trânsito, cidadania e prevenção à violência

Publicada em 02/01/2018, às 15h33

Por Eduardo Brinco, com edição de Matheus Thebaldi


André Sobral
Teatro de Bonecos Dia Nacional do Trânsito
Teatro de Bonecos da Guarda leva mensagens sobre segurança no trânsito e outros temas para a criançada
Guarda Municipal
Ações educativas da Guarda
Agentes da Guarda desenvolvem ações educativas nas escolas de Vitória

A Guarda Civil Municipal de Vitória, além de garantir a segurança nas ruas da capital, trabalhando no combate à violência urbana e na fiscalização do trânsito, também orienta e ensina de forma lúdica crianças e adultos.

Por meio do projeto "Guarda Cidadã", em 2017, 25.093 pessoas participaram de 240 ações, entre diálogos, peças, blitze, gincanas e dinâmicas de trânsito. No total, são 10 agentes da Gerência de Formação e Atenção Psicossocial (GFAP) atuando no projeto, que é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana (Semsu).

Atualmente, o "Guarda Cidadã" se desmembra entre as seguintes ações: Teatro de Bonecos, Guarda Cidadã nas Escolas, Agente Mirim e Intervenção Urbana (blitze educativas, ações em faixas de pedestres, orientação aos ciclistas, abordagens sobre Lei Maria da Penha e dicas de segurança em pontos de ônibus).

"Essas ações são muito importantes pois geram aproximação da Guarda com a comunidade. Temos nos apresentado em escolas municipais e particulares, empresas, movimentos sociais, associações, parques e vias públicas, tudo para passarmos as orientações necessárias para conscientizarmos a população contra os diversos estágios da violência", afirmou Maria Odete Carvalho Castiglione, coordenadora de Ensino, Formação e Relacionamento com a Comunidade da Guarda Municipal.

Guarda Municipal
Ações educativas da Guarda
Agentes da Guarda também realizam intervenções em parques e praças
Guarda Municipal
Ações educativas da Guarda
Ações do projeto Guarda Cidadã também são desenvolvidas na Rua de Lazer de Camburi

Qualificação

De acordo com o secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, os agentes de trânsito e de proteção comunitária foram qualificados com o objetivo de instruir e garantir mais segurança para os capixabas. "A interação com os agentes nas comunidades ajuda a construir valores morais e éticos, promovendo assim a cultura da paz entre os participantes".

Agendamento

Para agendar alguma ação do "Guarda Cidadã", é preciso entrar em contato pelo telefone (27) 3382-6478, no horário comercial, ou pelo e-mail tbgcmv@correio1.vitoria.es.gov.br. Também é possível fazer a solicitação por meio de ofício no gabinete da Semsu, na rua Maria de Lourdes Garcia, nº 428, no bairro Ilha de Santa Maria, das 12 às 19 horas.

Entre as ações, está o Teatro de Bonecos, que conta com temáticas de trânsito e de segurança, como drogas, desarmamento, bullying, consumismo, estatuto da criança e adolescente, entre outros, sendo sucesso entre as crianças.

Guarda Municipal
Ações educativas da Guarda
Guarda Municipal
Ações educativas da Guarda

Voltar ao topo da página