Notícias

Guarda Municipal de Vitória realiza nova ação de fiscalização do Maio Amarelo

Publicada em 04/05/2025, às 10h50

Por José Carlos Schaeffer (jcschaeffereira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de José Carlos Schaeffer


Foto Divulgação
Guarda de Vitória realiza mais uma ação de fiscalização no Maio Amarelo
Equipe da Guarda Municipal de Vitória em ação de fiscalização no trânsito (ampliar)

A Prefeitura de Vitória intensificou a fiscalização de trânsito na noite deste sábado (03) e madrugada deste domingo (04) com a realização da Operação Alcoolemia em Foco - Fiscalização pela Vida, Sem Álcool ao Volante. A ação integra a programação do Maio Amarelo da Prefeitura de Vitória, que teve início na noite do dia 30 de abril e seguirá com atividades ao longo de todo o mês. A campanha nacional busca mobilizar a sociedade para a construção de um trânsito mais seguro e consciente, com foco na responsabilidade compartilhada entre poder público e população.

A operação resultou em 155 abordagens em dois pontos estratégicos da cidade, com 21 autuações.

Antes de realizar as blitize, as equipes da Guarda Municipal e da fiscalização de trânsito se concentraram na base operacional da Guarda Civil Municipal - a antiga Fábrica 747 - onde receberam orientações e alinhamentos estratégicos para a ação. O briefing reforçou os objetivos da fiscalização, os protocolos de abordagem e os pontos de bloqueio previamente definidos.

Entre as infrações registradas, destacam-se casos de recusa ao teste do etilômetro, condução de veículo não licenciado, direção por condutor sem habilitação, uso de calçado inadequado para dirigir, permissão de condução a pessoa sem CNH e lotação excedente. A operação teve como foco coibir a condução de veículos sob efeito de álcool e reforçar o compromisso com a preservação de vidas nas vias da capital.

Os bloqueios do dia 3 ocorreram na Rua Procurador Antônio Benedicto Amancio Pereira, em Santa Helena, e na Avenida Alexandre Buaiz, na Ilha do Príncipe, nas imediações do Viaduto Gilson Félix. As abordagens contaram com o empenho de 21 agentes - entre agentes de trânsito e guardas municipais - distribuídos em nove viaturas.

Em Santa Helena, foram realizadas 89 abordagens e registradas 14 autuações, com os seguintes enquadramentos:

• Recusa ao teste do etilômetro

• Condução de veículo com CNH cassada

• Veículo não licenciado

• Direção com calçado que não se firma nos pés

Na barreira da Ilha do Príncipe, 66 condutores foram abordados, com sete autuações e três motoristas com resultado positivo para consumo de álcool. As infrações registradas foram:

• Recusa ao teste do etilômetro

• Veículo não licenciado (com remoção)

• Permitir condução a pessoa sem habilitação

• Lotação excedente no veículo

Durante as abordagens, foi utilizado o etilômetro passivo, tecnologia que permite triagem rápida e sem contato físico direto, garantindo mais agilidade e segurança na identificação de condutores sob influência de álcool.

Com a Operação Alcoolemia em Foco Maio Amarelo, Vitória reafirma seu compromisso com a valorização da vida e a segurança de todos que transitam pelas vias da cidade. As ações educativas e de fiscalização seguirão ao longo de todo o mês de maio.

Queda de 53% das mortes no trânsito

Vitória registrou uma expressiva redução de 53% no número de mortes no trânsito nos primeiros três meses de 2025, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Segundo dados do Observatório de Segurança Pública, o número de óbitos caiu de 13, no primeiro trimestre de 2024, para 6 no mesmo período deste ano.  

Embora ainda lamente pelas vidas perdidas, ressaltando que cada uma delas é importante, esse resultado positivo é atribuído, em parte, à intensificação das ações de fiscalização e educação no trânsito, como a Operação Verão-Vix, realizada pela Guarda Civil Municipal de Vitória. Durante essa operação, mais de quatro mil condutores foram abordados em blitze realizadas de dezembro até o Carnaval, promovendo mais segurança para motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.


Voltar ao topo da página