Notícias

Feijoada e samba para falar da Consciência Negra

Publicada em 30/11/2022, às 12h25 | Atualizada em 30/11/2022, às 12h33

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Redução das desigualdades

Foto Divulgação
Celebração do Dia da Consciência Negra no CRPD
Celebração do Dia da Consciência Negra no CRPD. (ampliar)
Foto Divulgação
Celebração do Dia da Consciência Negra no CRPD
Celebração do Dia da Consciência Negra no CRPD. (ampliar)

Com uma programação regada a música, dança e culinária, o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência (CRPD), equipamento da Secretaria de Assistência Social de Vitória (Semas) celebrou, na manhã da terça-feira (29), o mês da Consciência Negra. O evento reuniu aproximadamente 80 pessoas, entre usuários, suas famílias e a equipe técnica, na sede do CRPD, que fica no bairro Segurança do Lar.

A programação contou com apresentações artísticas desenvolvidas pelos educadores sociais do CRPD, Jorge Mayko e James Araujo, roda de samba e a deliciosa feijoada.

Além das apresentações, um whorkshop ministrado por Silvana Santus, que é historiadora, gerente de projetos na Multinacional Moore e consultora independente de programas de Diversidade e Inclusão em ambientes corporativos, proporcionou momentos de aprendizado e reflexão aos presentes.

Para a secretária de Assistência Social, Cintya Shulz, proporcionar debates e ações de conscientização nos espaços da Assistência Social de Vitória é reforçar o compromisso com a promoção da igualdade e, principalmente, para uma sociedade antirracista.

Alegria

Para a dona de casa Maria Imaculada Paulo Dias, mãe de João Pedro Dias, de 29 anos, que participa das atividades do CRPD, o convite para o evento trouxe muita alegria. "Gosto muito de estar aqui, das atividades que eles promovem. E ele gosta muito", falou Imaculada, contando que o filho tem Síndrome de Down e duas vezes na semana participa de atividades no espaço.

Era visível,também, a alegria, expectativa e animação da dona de casa Maria José Dornelas, mãe de Victor Fabiano Dornelas, de 29 anos, para assistir as apresentações dos colegas do filho. "A equipe do CRPD é muito criativa. Eu admiro o trabalho deles. Sou assídua aqui. Meu filho não falta as atividades. Ele gosta muito e eu também", disse Maria José.

Maria José contou que o filho está dentro do espectro autista e tem um retardo mental . "Desde que começou a frequentar aqui (CRPD) ele está muito mais sociável. Ele interage mais. Cumprimenta todo mundo", falou, abrindo um grande sorriso no rosto.

Foto Divulgação
Celebração do Dia da Consciência Negra no CRPD
Celebração do Dia da Consciência Negra no CRPD. (ampliar)
Foto Divulgação
Celebração do Dia da Consciência Negra no CRPD
Celebração do Dia da Consciência Negra no CRPD. (ampliar)

A usuária dos serviços do CRPD Suzana Santana Costa, de 38 anos, era só animação e a mais falante entre os amigos. Ela caminhava de um lado para outro do salão para cumprimentar os amigos. "Nem sempre a família pode participar, então quando estão aqui é muito legal", comentou ela, que tem deficiência mental moderada.

Suzana disse que estava animada por ver os amigos. "É bom estar todo mundo junto. Aqui, é como se fosse minha segunda casa. Tenho muitos amigos. Gosto muito deles. É bom ter contato com eles", afirmou.

Tia e curadora de Suzana, a funcionária pública Zilma Santana da Costa, disse que, como a sobrinha, ela também gosta muito das atividades promovidas pela equipe do espaço. "Gosto porque ela visita museus, faz passeios e volta muito feliz. Sobre o evento sobre consciência negra é importante tanto para os usuários quanto para as famílias".

A gerente de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Cristina Silva disse que, para os serviços, esse é o tempo de refletir e propagar sobre o direito que cada um tem de ser o que é e, como é. "Cada de nós precisa, deve e tem o direito de convivência social respeitosa e harmoniosa", enfatizou.

Foto Divulgação
Celebração do Dia da Consciência Negra no CRPD
Celebração do Dia da Consciência Negra no CRPD. (ampliar)
Foto Divulgação
Celebração do Dia da Consciência Negra no CRPD
Celebração do Dia da Consciência Negra no CRPD. (ampliar)

Voltar ao topo da página