Notícias

Exposição "Minha mãe é uma artista" homenageia mães e celebra 19 anos do Circuito Cultural

Publicada em 21/05/2025, às 00h00 | Atualizada em 21/05/2025, às 17h50

Por Pedro Vargas (plrvargaseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade
  • Redução das desigualdades

Foto Divulgação
Exposição segue em cartaz até o próximo dia 15.
Exposição segue em cartaz até o próximo dia 15. (ampliar)

O Circuito Cultural, localizado no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), em Santo André, na Grande São Pedro, comemora 19 anos de existência em 2025. Para celebrar a data, a Secretaria de Cultura da capital (Semc) convida a população a prestigiar a exposição "Minha mãe é uma artista" com apresentação dos trabalhos de artesanato criados pelos alunos da instituição.

A mostra, que está aberta e segue até o próximo dia 15 de junho, é fruto da oficina de costura voltada para crianças e adolescentes, coordenada pela oficineira Jupiara Francisco Cruz Julio da Silva.

Com sensibilidade e criatividade, os pequenos artistas bordaram retratos próprios em tecidos e deixaram mensagens emocionantes em homenagem àquelas que são suas referências de afeto, cuidado e inspiração: mães, avós, tias, professoras ou outras mulheres de referência que desempenhem esse papel essencial.

"É um momento em que a obra-prima, que é o filho, irá falar para a artista, que é a mãe", resume Jupiara.

A exposição conta com 32 quadros bordados, produzidos por quase 40 crianças que participam da oficina iniciada no dia 18 de março, destinada a crianças com mais de 8 anos.

"As turmas rapidamente tiveram suas vagas preenchidas, mostrando o engajamento e o interesse da comunidade em atividades que unem arte, afeto e pertencimento", completa Jupiara.

A produção visual da exposição ficou por conta do fotógrafo e vídeomaker Guilherme Santiago, que registrou os processos e os bordados finalizados com olhar sensível.

"Ver o Circuito Cultural completar 19 anos com uma exposição tão potente quanto 'Minha mãe é uma artista' é motivo de profunda gratidão. Pude acompanhar de perto o brilho no olhar das crianças ao bordarem suas homenagens e o orgulho das famílias ao verem essas obras expostas com tanto cuidado", afirma o coordenador do Circuito Cultural, Maycon Moraes do Nascimento.

Foto Divulgação
A exposição conta com 32 quadros bordados, produzidos por quase 40 crianças.
A exposição conta com 32 quadros bordados, produzidos por quase 40 crianças. (ampliar)

Estreia e transformação social

A exposição também é marcada por uma estreia muito especial: a jovem artista Fernanda Francisco Cruz Julio da Silva Cruz, de 19 anos, que tem nesta mostra sua primeira exposição oficial.

"Ter a primeira exposição da minha vida aqui no Circuito Cultural é muito importante pra mim. Cresci dentro desse espaço. Hoje curso Artes Visuais na UFES, e o que vivi aqui teve um papel fundamental nessa trajetória", conta Fernanda, emocionada.

O Circuito, ação mantida pela Semc possui forte impacto social e artístico na região da Grande São Pedro. Maria da Conceição Jesus Toledo, de 54 anos, afirma, por meio de "cartinha" à instituição ter tido a vida da família transformada.

"O Circuito pra mim é muito importante, pois tirou os meus netos da rua. O tempo que eles ficavam na rua agora é o tempo que eles estão na oficina", revela.

"O Circuito mudou a minha família para melhor. A inclusão da minha filha autista nas oficinas e a alegria que ela sente em ir participar é muito gratificante", completa.

O Circuito Cultural, já teve como coordenador, Demerval Moreira de Araújo Filho, seguido por Maycon Moraes Nascimento, que mantém viva a missão de promover cultura e cidadania com protagonismo da comunidade local.

Serviço
Exposição "Minha mãe é uma artista"
Quando: até o dia 15 de junho

Onde: Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) - Rua 23 de Abril, nº 35 - Ilha das Caieiras (próximo ao Residencial Santo André)
Funcionamento: segunda à sexta-feira das 8 às 16h30
Entrada Gratuita
Classificação indicativa livre.


Voltar ao topo da página