Notícias

Exposição de fotos mostra representações do céu em arte rupestre no Planetário

Publicada em 18/01/2023, às 17h55

Por Brunella França, com edição de Andreza Lopes


  • Educação de qualidade

Edileuza Ferreira
Exposição Arte Rupestre
Exposição Arte Rupestre. (ampliar)
Edileuza Ferreira
Exposição Arte Rupestre
Exposição Arte Rupestre. (ampliar)

Observar o céu é uma atividade que vem sendo praticada pela humanidade há milhares de anos. E algumas dessas marcas podem ser vistas no Planetário de Vitória, a partir desta quarta-feira (18), com a abertura da exposição "Astronomia na arte rupestre em Minas Gerais", marcada para 18 horas. O trabalho fotográfico é de Gustavo Villa, com curadoria do professor Júlio Fabris.

As pinturas rupestres ou "arte rupestre" correspondem a uma designação mais ou menos genérica de toda manifestação artística que utiliza a rocha como suporte. Ela engloba desenhos, esculturas, pinturas e gravuras que, longe de "uma arte pela arte", constitui, de fato, o instrumento das crenças mágicas da arte nas cavernas, e o meio de registrar e comunicar realidades objetivas nas manifestações de cunho esquemático, confeccionadas ao ar livre.

Motivos com representações astronômicas ocorrem com relativa frequência, ficando evidente a importância dos astros para estas populações. Observações celestes estão implícitas também em registros associados a sistemas de marcação de tempo.

O objetivo da exposição é apresentar fotografias de grafismos rupestres, com motivos astronômicos, registradas em sítios arqueológicos em Minas Gerais. Os registros são resultado de pesquisas de campo realizadas pelo grupo de Astronomia e Astrofísica do Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), no período de 2014 a 2015.

A exposição

Das 140 fotografias retiradas durante a pesquisa, foram selecionadas 38 para exibição em formato A3, distribuídas nos seguintes blocos temáticos: Lua, Vênus, Planetas, Cometas, Sol, Constelações e Estrelas e Contagem de Tempo.

A exposição consiste em um registro fotográfico em vários sítios arqueológicos em Minas Gerais, englobando 14 cidades mineiras: Andrelândia, Carrancas, Carmópolis, Pains, Cocais, Itambé do Mato Dentro, Lagoa Santa, Santana do Riacho, Conceição do Mato Dentro, Buenópolis, Varzelândia, Itacarambi, Januária e Montalvânia.

Programação

Além da exposição, o Planetário de Vitória continua com a programação especial de férias, com oito horários de sessões por dia, de segunda a sexta-feira, com entrada gratuita e capacidade para 60 pessoas. Para embarcar nessa viagem sideral, é preciso usar máscara de proteção individual e é recomendável o uso de repelente.

Quinta-feira (19)

  • 15h e 15h30: Sistema Solar: Universo de aventuras
  • 16h30 e 17h15: Terra: o nosso planeta!
  • 18h e 18h45: Sistema Solar: Uma viagem entre os planetas
  • 19h30 e 20h: Fronteiras

Sexta-feira (20)

  • 15h e 15h30: Reconhecimento do céu
  • 16h30 e 17h15: Sistema Solar: Universo de aventuras
  • 18h e 18h45: O Homem na Lua
  • 19h30 e 20h: Fantasma do Universo

Para visitar

Horário: De segunda a sexta-feira, com sessões às 15h e 15h45; 16h30 e 17h15; 18h e 18h45; 19h30 e 20h.

Onde fica: Avenida Fernando Ferrari, 514, dentro do campus de Goiabeiras da Universidade Federal do Espírito Santo.

Edileuza Ferreira
Exposição Arte Rupestre
Exposição Arte Rupestre. (ampliar)
Edileuza Ferreira
Exposição Arte Rupestre
Exposição Arte Rupestre. (ampliar)

Voltar ao topo da página