Notícias

Estudantes preparam jardim para abelhas polinizarem e produzirem mel

Publicada em 19/09/2023, às 15h20

Por Deyvison Longui (dlbatistaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Parcerias e meios de implementação

Foto Divulgação
Estudantes preparam jardim para abelhas polinizarem e produzirem mel
Atividade de preparação do jardim para abelhas polinizarem e produzirem mel. (ampliar)

Uma atividade diferente que ensina por meio da prática. Nesta quarta-feira (20), a partir das 9h30, estudantes do 1° e 2° anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Adevalni S. Ferreira de Azevedo, de Jardim Camburi, vão participar de uma ação de educação ambiental com o plantio de mudas de flores e temperos para preparar o ambiente propício para receber as abelhas sem ferrão, na horta da escola.

A atividade, com a participação de professores da escola e de técnicos ambientais, será realizada em parceria com o Centro de Educação Ambiental (CEA) Mata Paludosa, da Secretaria Municipal de Meio Ambiental (Semmam), e integra o projeto "Abelha: Colmeia da Vida Silvestre: Preservação das Abelhas da Mata Paludosa de Vitória".

Foto Divulgação
Estudantes preparam jardim para abelhas polinizarem e produzirem mel
Atividade de preparação do jardim para abelhas polinizarem e produzirem mel. (ampliar)

"Esse projeto foi criado com o objetivo de promover a educação ambiental nas escolas e comunidades, a fim de aprofundar o debate sobre o tema das abelhas sem ferrão (tribo Meliponini), tendo como destaque a importância das espécies nativas para a biodiversidade na Mata Paludosa e em outros ecossistemas", apontou o secretário municipal de Meio Ambiente, Tarcísio Föeger.

Ainda de acordo com o secretário Tarcísio, a iniciativa de formação de um jardim vai incentivar na atração de abelhas sem ferrão para a polinização e a produção de mel. "As parcerias com as escolas vem sendo bastante produtivas, sendo sempre muito engajadas em desenvolver as atividades propostas", enfatizou.

Além deste projeto, outras atividades foram planejadas para serem desenvolvidos com os alunos até o próximo mês de outubro, como visita ao meliponário, jogos da memória, atividades educativas no Refúgio da Vida Silvestre (Revis) Mata Paludosa, que visa oferecer melhor compreensão sobre o meio ambiente tornando possível mudanças de hábitos ambientais e cotidianos.


Voltar ao topo da página