Notícias

Espanhóis chegam a Vitória para visita de cooperação internacional

Publicada em 02/05/2018, às 16h19 | Atualizada em 02/05/2018, às 16h33

Por Alexandre Lemos, com edição de Melissa Künsch


Diego Alves
Visita Sevilha
O prefeito Luciano Rezende presenteou os representantes da cidade espanhola com panelas de barro
Diego Alves
Visita Sevilha
A delegação espanhola se reuniu com o prefeito e secretários municipais para começar a construção do plano de cooperação entre Vitória e Sevilha

Cinco representantes da cidade de Sevilha, na Espanha, chegaram a Vitória para a etapa inicial do Programa Internacional de Cooperação Urbana da União Europeia. Nesta quarta-feira (2), o prefeito Luciano Rezende e uma equipe de secretários receberam a delegação espanhola. A viagem trata-se de um intercâmbio entre as duas cidades para compartilhar experiências e construir um plano de ação para que ambas possam compartilhar ações positivas de sustentabilidade.

Neste primeiro encontro entre Vitória e Sevilha, que começou hoje e vai até a próxima sexta-feira (4), o objetivo é compreender melhor como as duas cidades podem cooperar em futuros projetos e estabelecer uma colaboração em áreas como desenvolvimento urbano sustentável, com a participação da comunidade.

O prefeito Luciano Rezende deu boas-vindas à delegação de Sevilha. "Estamos felizes com essa visita e em agosto vamos retribuir este intercâmbio. Tenho certeza que a troca de experiências entre as duas cidades será uma ótima oportunidade. O termo de compromisso do Parlamento Europeu é muito interessante, pois as equipes de cada cidade  já trabalharam bastante antes desse encontro com levantamento de dados e metodologia da visita. Com certeza saíram daqui com boas memórias", disse.

Planejamento

O secretário de Gestão, Planejamento e Comunicação, Vander Borges, apresentou 25 ações inovadoras e inteligentes da cidade de Vitória, além de explicar o conceito de gestão compartilhada.

"Fizemos nosso planejamento com reuniões internas e também em vários momentos ouvindo a população, inclusive por plataformas forma online", disse.

Dentre as ações que foram apresentadas pelo secretário estão o Aplicativo Vitória Online, o Agendamento Online de consultas, a Linha Verde, a Zona de Velocidade Segura, a Escola da Vida, o Cerco Inteligente de Segurança, a Fábrica de Ideias, entre outras.

Cooperação

A assessora de Relações Internacionais da Confederação Nacional dos Municípios, Tatiane de Jesus, explica como se dá a cooperação entre as cidades.

"Queremos com essas viagens fortalecer a cooperação entre as cidades, pensar conjuntamente quais ações possíveis de serem realizadas em conjunto. Uma das possibilidades pensar ação local e regional pela mudança climática a partir da iniciativa do Pacto de Prefeitos", comenta.

Representante de Sevilha, a diretora-geral de Economia e Comércio da prefeitura da cidade espanhola, Esperanza Caro Gomez, destaca a importância da cooperação entre as cidades. "O pouco que já conhecemos da cidade de Vitória já nos deixou encantados como o que vimos. Assim como Vitória, pensamos nosso planejamento estratégico com foco nas pessoas. A cooperação é importante para que possamos convergir nossas ações em termos de sustentabilidade e tecnologia, principalmente", disse.

Programação

Durante a visita, os espanhóis vão conhecer de perto como Vitória está criando e desenvolvendo estratégias em áreas como mobilidade urbana, recuperação de nascentes, controle de inundações e outras estratégias de desenvolvimento que têm sido colocadas em prática na capital.

Entre os equipamentos que serão visitados pela delegação espanhola estão as obras do Parque Tecnológico, estações do Bike Vitória, escolas da rede municipal, Mirante do Jaburu, Fábrica de Ideias, Forte São João e Gruta da Onça.

Parceria

O início da parceria entre as duas cidades começou em outubro de 2017, quando a União Europeia selecionou Vitória para participar do Programa Europeu de Cooperação Urbana Internacional (IUC).

Por meio de um acordo de parceria, a capital se compromete a cooperar intensivamente com Sevilha por, pelo menos, 18 meses; compartilhar atualizações sobre seu progresso; e desenvolver um plano de ação local de desenvolvimento urbano sustentável sobre a prioridade de troca de conhecimentos.

Além de Vitória, também foram escolhidas pela IUC para intercâmbio com outras cidades europeias, as cidades de Belo Horizonte (MG), Araripina (PE), Benedito Novo (SC), São Leopoldo (RS) e o Consórcio Grande ABC (SP).

Diego Alves
Visita Sevilha
A diretora-geral de Economia e Comércio da Prefeitura de Sevilha, Esperanza Caro Gomez, destaca a importância do intercâmbio entre as cidades
Diego Alves
Visita Sevilha
A comissão espanhola ouviu representantes da Prefeitura de Vitória sobre ações positivas de sustentabilidade desenvolvidas na capital

Voltar ao topo da página