Notícias

Dia Mundial da Saúde: Serviços de Convivência realizam ações com os usuários

Publicada em 08/04/2022, às 15h15 | Atualizada em 08/04/2022, às 15h19

Por Fernanda Sant'Anna, com edição de Fernanda Sant'Anna


  • Saúde e bem-estar
  • Educação de qualidade

Foto Divulgação
Dia Mundial da Saúde: circuito das sensações no cajun

Durante a semana do Dia Mundial da Saúde, que aconteceu no último dia 7, os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Vitória entraram no clima da prevenção e informação para uma vida mais saudável. Pensando na amplitude do significado da palavra saúde, não faltaram opções de ações para tratar do assunto nos equipamentos municipais.

Na última segunda-feira (4) o Cajun de Jaburu realizou uma roda de conversa com crianças e adolescentes sobre a importância da inclusão social de pessoas autistas, outros transtornos e/ou deficiências. Além disso, foi realizado o 'circuito das sensações' de forma de ter a experiência de como um deficiente visual sente o mundo ao seu redor, com uma pluralidade de sentidos.

No dia 6 de abril, véspera do dia celebrado, o Cajun do CIS Conquista ofereceu uma palestra para crianças e adolescentes com uma mãe assistida pelo equipamento sobre a filha de 2 anos que é autista. No mesmo dia, o Cajun de Nova Palestina, realizou um intercâmbio dos adolescentes com os assistidos do Centro de Referência para Pessoas com Deficiência (CRPD). Foram exibidos vídeos sobre respeito, aceitação e inclusão, além de uma roda de conversa, capoeira e um lanche coletivo.

Foto Divulgação
Dia Mundial da Saúde: idosos

No Dia Mundial da Saúde (7), o Centro de Convivência da Terceira Idade (CCTI) de Maria Ortiz realizou uma série de ações: roda de conversa com a médica geriatra Drª Waleska Binda Wruck, orientações sobre medicamentos e nutrição, aconteceu também uma avaliação nutricional e aferição de pressão arterial e glicemia. Além de apresentações de música, teatro e congo.

A subsecretária de Proteção Social Básica, Graziella Lorentz, fala da importância de trazer pautas relacionadas à saúde para os serviços de convivência e fortalecimento de vínculos. "Com essas ações podemos atingir diretamente um dos objetivos essenciais do serviço como a defesa e a afirmação dos direitos de forma a enfrentarmos juntos as vulnerabilidades sociais das mais variadas vertentes", explica Graziella.


Voltar ao topo da página