Notícias
Dia da Mata Atlântica é lembrado com conscientização nas escolas de Vitória
Publicada em 25/05/2022, às 13h05 | Atualizada em 25/05/2022, às 13h07
Por Fernanda Sant'Anna, com edição de Andreza Lopes
A Mata Atlântica é a segunda maior floresta tropical do Brasil e possui uma das maiores biodiversidades do mundo. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), por meio da Gerência de Educação Ambiental (GEA), vai celebrar o Dia Nacional da Mata Atlântica com ações educativas nas escolas municipais de Vitória.
O dia 27 de maio se tornou uma referência para a celebração do Dia da Mata Atlântica por conta de uma carta escrita pelo Padre Anchieta, em 1560. O documento descrevia a biodiversidade das florestas tropicais nas Américas.
Algumas escolas municipais de Vitória vão receber a visita da GEA com objetivo promover reflexões sobre a necessidade de proteger e recuperar a Mata Atlântica de Vitória, o principal bioma do município.
Até o dia 27 de maio, a exposição "Mata Atlântica de Vitória: Diversidade nas paisagens em múltiplos olhares" estará na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) "Moacyr Avidos", localizada na Ilha do Princípe. A monitoria da exposição será realizada pelos estudantes de período integral da escola, na perspectiva de desenvolvimento do protagonismo estudantil, haja visto que os mesmos tiveram a oportunidade de participar, na tarde de hoje, da oficina "Mata Atlântica de Vitória: Diversidade nas paisagens em múltiplos olhares".
As programações de hoje também englobaram o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Goretti Cotinho Cosme, com uma roda de conversa que apresentará os animais de restinga, além da realização da trilha "obstáculos na restinga" e o Jardim Secreto, no Parque Mata da Praia. As crianças e adolescentes atendidos pelo Cajun Nova Palestina também participam das atividades sobre a Mata Atlântica. Eles receberão orientações e jogos sobre os manguezais da capital.
Na quarta-feira (25), as crianças da pré-escola do Colégio Renovação participarão das atividades de encerramento do projeto "Educação Ambiental para a preservação da Mata Paludosa", realizado pelo Centro de Educação da REVIS da Mata Paludosa.
Na quinta-feira (26), os estudantes do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) da Emef "Juscelino Kubitscheck" terão uma roda de conversa sobre as noções básicas sobre o ecossistema manguezal. Já os jovens do 7º ano A e B da Emef Marechal Mascarenhas de Morais", do bairro Maria Ortiz, terão um circuito de atividades educativas no Parque Natural Municipal Vale do Mulembá.
Para encerrar o evento, na sexta-feira (27), os estudantes do Cmei "Terezinha Vasconcelos Salvador", do bairro Romão, irão para o Parque Mata da Praia para realizar diversas atividades sobre o ecossistema restinga, desde uma pesca ecológica, trilha e jogos.