Notícias

Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas é premiado em Vitória

Publicada em 21/11/2023, às 18h15 | Atualizada em 21/11/2023, às 18h18

Por Jucilene Borges (jmoborgeseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Saúde e bem-estar

Foto Divulgação
Caps Álcool e Drogas é premiado em Vitória
Caps Álcool e Drogas é premiado em Vitória. (ampliar)

Com os projetos "A importância das oficinas terapêuticas no CAPS AD III" e "De Cuca Legal", o município de Vitória foi premiado com as iniciativas de cuidado e tratamento a pessoas com necessidades decorrentes do uso de drogas.

A diretora do Caps Álcool e Outras Drogas, Elaine Freitas, falou sobre os projetos premiados, nesta terça-feira (21), durante solenidade no Palácio Anchieta, em Vitória.

"Com o documentário sobre a importância das oficinas terapêuticas dentro de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Outras Drogas, obtivemos o sexto lugar. É um documentário que vai abordar as temáticas que nós fazemos, que trabalhamos dentro das oficinas, que levam o usuário à, muitas vezes, compreender a sua situação, a situação que ele se encontra e conseguir instrumentos de fortalecimento para ele superar essa condição. E, ao ressignificar a sua vida, ele diminui o consumo ou tornar-se abstinente, se for o caso".

Outro projeto premiado foi o "De Cuca Legal", que é conduzido pela terapeuta ocupacional Adriana Miranda e pela enfermeira Marister Sarmento. "Esse projeto teve início junto à Faesa. Agora, com esse financiamento, será estendido para dentro do Caps.

O projeto mexe com estamparias diversas, inclusive de camisas, que serão vendidas. Isso gera também uma questão de autonomia do usuário. Dentro de todo esse contexto, os usuários percebem por meio de todas as técnicas e dinâmicas, que ele é capaz, que existe algo além da droga, que ele é capaz de construir, que ele é capaz de realizar, que ele é capaz de alcançar lugares e estar em lugares que ele talvez não tivesse a consciência que ele conseguiria", destacou Elaine Cristina dos Santos Freitas, diretora do Caps Ad.

Os projetos contemplados no Edital de Boas Práticas 2023 vão receber o prêmio de R$ 40 mil, cada um.


Voltar ao topo da página