Notícias

Casa Porto das Artes Plásticas recebe exposição internacional de gravura

Publicada em 04/05/2015, às 17h46 | Atualizada em 16/12/2016, às 15h38

Por Leo Vais, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semc
Mostra Internacional de Gravura
Gravura de Confraria do Além, de Fernando Gómez, faz parte da Mostra Internacional de Gravura
Divulgação Semc
Mostra Internacional de Gravura
Who is Mona Lisa?, de Vanya Andreeva, é um dos 53 trabalhos expostos na Casa Porto

A gravura é um dos meios mais antigos de expressão artística do mundo, mas, ao mesmo tempo, um dos mais contemporâneos por dialogar com outras expressões artísticas e ir se renovando ao longo das décadas. Prova disso é a exposição "PA – Prova de Artista l 2ª Mostra Internacional de Gravura", que abre nesta terça-feira (5), na Casa Porto das Artes Plásticas, no Centro, a partir das 9 horas.

"A mostra internacional que trazemos até a Casa Porto cumpre papéis importantes: ao mesmo tempo em que recoloca o espaço como lugar central do debate sobre a produção artística contemporânea, promove o diálogo entre artista e público e encurta distâncias entre Vitória e o cenário internacional, além de contribuir, uma vez mais, para a revitalização do Centro Histórico", disse a secretária municipal de Cultura, Ana Laura Nahas.

Mostra

A coletiva reúne o trabalho de 53 artistas contemporâneos - 25 nacionais e 28 internacionais -, com trabalhos vindos da Bulgária, Cuba, México, Polônia e Portugal, além do Brasil.

"A 1ª Mostra Internacional de Gravura da Casa Porto serve para legitimar a produção de gravura do Estado, com uma produção sólida que existe há mais de 50 anos e que representa um número grande de artistas que se esforçam pra divulgar cada vez mais essa técnica", afirmou o coordenador da Casa Porto das Artes Plásticas, Reinaldo Resende.

A curadoria ficou por conta de Fernando Gomez, com produção de Thiago Arruda. A seleção foi feita a partir de um olhar sobre a produção de gravura em várias partes do mundo.

"A mostra fortalece a gravura no Estado, prova que pode se fazer um evento internacional na cidade de Vitória e mostra que as pessoas unidas e apaixonadas pela profissão e pelo que fazem conseguem se mover e realizar algo grande, além de mostrar para a população, artistas e estudantes o que está sendo feito no mundo e que a produção local não deixa nada a desejar com o que anda sendo feito no mundo", afirmou o produtor Thiago Arruda.

Veja o Catálogo Virtual da Exposição Prova de Artista.

Residência

Os trabalhos da Residência Artística da Casa Porto também fazem parte da 1ª Mostra Internacional de Gravura. Romilda Patez finalizou a obra "Jardim Secreto", um trabalho sensorial que apresenta a gravura em uma instalação, em formato de painel, com 120 cm de largura, presa ao teto e suspensa até o chão.

Fredone Fone realizou o trabalho "Impressão do Encontro", em que o artista utilizou como matéria-prima para suas matrizes objetos encontrados nas ruas ao redor da Casa Porto, ampliando assim as camadas possíveis de uma gravura e dando ao processo de impressão três etapas: caminhar, encontrar e gravar.

Serviço

PA – Prova de Artista l 2ª Mostra Internacional de Gravura

Quando: abertura nesta terça (5), às 9 horas. Visitação até 25 de julho - terça a sexta, das 9h às 17h, e sábados, das 10h às 14h

Onde: Casa Porto das Artes Plásticas - praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro


Voltar ao topo da página