Notícias
Aula exploratória na Praça da Ciência com estudantes de altas habilidades
Publicada em 03/06/2022, às 11h55 | Atualizada em 03/06/2022, às 12h01
Por Brunella França, com edição de Matheus Thebaldi
Com a colaboração de Luis Oliveira
Conhecer a história de grandes cientistas e visualizar na prática conceitos de Matemática, Física e Educação Ambiental. Esses foram os objetivos de uma aula exploratória realizada na Praça da Ciência com 11 estudantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Vercenílio da Silva Pascoal, que fica em Joana D'Arc, e Maria Madalena Oliveira Domingues, em Jardim Camburi, por meio do Programa de Enriquecimento Curricular, que atende estudantes com indícios de altas habilidades e/ou superdotação no contraturno escolar.
Os monitores da Praça da Ciência levaram os estudantes para conhecer um painel que traz a imagem de grandes cientistas, falando sobre sua história e também de suas contribuições para a humanidade. No circuito científico, os estudantes também puderam conhecer alguns equipamentos do acervo, como o relógio de sol, sistema solar em realidade aumentada, gerador de energia manual, escala musical, dentre outros.
Projetos e sonhos
O estudante João Soldado, do 8º ano da Emef Vercenílio da Silva Pascoal, demonstrou muito interesse e curiosidade durante todo o circuito científico. "Foi muito legal essa oportunidade. Gostei muito do Gyrotec. Além de divertir, os equipamentos também ensinam sobre Física e Matemática para aprendermos como funcionam. Talvez eu seja um cientista um dia", disse o estudante, que gosta de Matemática, História e Ciências.
Thereza Vitória, estudante do 9º ano da Emef Maria Madalena Oliveira Domingues, já desenvolve projetos relacionados a desenho e moda, desde o ano passado. "Particularmente eu gosto mais da área de desenho, mas a visita foi muito proveitosa e me interessei bastante pelos temas que os monitores trouxeram, principalmente sobre a vida dos cientistas e suas conquistas, porque eu gosto muito de história", contou.
Aula de campo
O objetivo da aula exploratória é estimular o interesse e a curiosidade dos estudantes pelos temas trabalhados naquele Centro de Ciência, Educação e Cultura. É por meio de indagações, motivações e pesquisas dos próprios estudantes que são definidos, junto aos professores referência de Altas Habilidades, os projetos que cada um irá desenvolver.
Línguas e literatura; desenho e pintura; linguagem musical; ciências biomédicas; temas socioambientais; tecnologias; robótica; produção de jogos e curiosidades; invenções; e experimentos da cultura são alguns exemplos de áreas de conhecimento que os estudantes podem explorar no programa.
Educação Especial
Acompanhados de perto pela equipe da Coordenação de Educação Especial, os estudantes de altas habilidades e/ou superdotação realizam atividades de enriquecimento curricular no contraturno.
Além da iniciativa como a aula exploratória na Praça da Ciência, eles trabalham vários temas e produzem desenhos, jogos, animações e diversas atividades que são sugeridas pelos próprios estudantes. Após muita dedicação e estudo, eles desenvolvem as ideias com os professores orientadores.
As unidades de ensino que ofertam o programa de enriquecimento curricular na área de altas habilidades e superdotação são as Emef Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha; Alvimar Silva, em Santo Antônio; Maria José Costa Moraes, em São José; Maria Madalena Oliveira Domingues, em Jardim Camburi; Padre Anchieta, na Ilha de Santa Maria; e Vercenílio da Silva Pascoal, em Joana D'Arc.