Notícias

Assistência Social tem programação especial para o mês da Consciência Negra

Publicada em 18/11/2022, às 11h35 | Atualizada em 18/11/2022, às 11h48

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Divulgação Semas
Dia da Consciência Negra no CRPD
Dia da Consciência Negra no Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência (CRPD). (ampliar)

Nesta sexta-feira (18), a partir das 9 horas, as equipes, usuários e famílias dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Projovem (Santo Antônio), Centro de Referência da Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), Nucleo de Integração Social para Pessoa Idosa (Nispi) e as Obras Pavonianas, se unem na promoção de atividades educativas e culturais para celebrar o Dia da Consciência Negra.

Na programação, caminhada no território, panfletagem na Feira de Santo Antônio, culminando com atividades culturais na Praça da Bandeira. Quem estiver no poderá assistir a uma cena do Teatro do Oprimido, onde será abordada a questão racial.

Além disso, serão exibidos vídeos sobre questão racial, oficinas de trança afro, oficina sobre a "Lenda Boneca Abayomi", oportunizando aos participantes os ensinaremos para produção da boneca e a História do Baobá. A programação das oficinas ocorre no espaço das Obras Pavonianas, em Santo Antônio.

"O racismo está na contramão de toda a evolução que desejamos política e economicamente. A gente vive em um país sem memória, mas precisamos lembrar que o respeito ao próximo é o básico. A diversidade é um dos bens mais preciosos que temos e apenas tendo essa representatividade teremos um país mais justo e igualitário", comentou a  gerente de Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vinculos, Cristina Silva.

No que depender das equipes e, principalmente, das crianças que participam de atividades nos espaços da Assistências Social, o mês de novembro será recheado de atividades de celebração e conscientização sobre as questões raciais.

Mostra de Profissões 

Na terça-feira (22), crianças e adolescentes do Cajun Bonfim vão se apresentar na Mostra de Profissões da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), com a Exposição "Territorializando - Potências Territoriais", além de números musicais e de dança. O evento será na sala Multi II, das 9 às 10h20, e das 14 às 15h20.

Na sexta-feira (25), a celebração do Dia da Consciência Negra ganha espaço na Concha Acústica do Parque Moscoso. A partir das 9 horas, crianças e adolescentes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - Cajun Quadro, Bela Vista e Caratoíra vão se revezar em atividades artísticas, culturais e esportivas.

A programação abre espaço para receber, também, performances e rodadas de música entoadas por usuários do SCFV para a Pessoa Idosa do Centro, Jardim da Penha, Maria Ortiz e Jardim Camburi e, danças e puxada de rede de participantes do Centro de Referência a Pessoa com Deficiência (CRPD). 

Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, ações afirmativas são mais um meio de promover a redução das desigualdades raciais e inclusão social. "O público atendido pela Assistência Social é de uma maioria preta e parda (negros) e as ações do Dia Nacional da Consciência Negra são necessários", afirma.


Voltar ao topo da página