Notícias
Assistência Social promove Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional
Publicada em 06/05/2022, às 18h00 | Atualizada em 06/05/2022, às 18h20
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Mais de 140 profissionais que atuam na rede socioassistencial participaram, nesta quinta-feira (5), do Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Vitória (Semas). Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da história da
implantação da política de Segurança Alimentar e Nutricional, das potencialidades e desafios para garantir o direito humano à alimentação de qualidade para todos.
Para a assistente social Maria Goreti Ferreira Celestino, que atua na Gerência de Atenção à Família e foi uma das facilitadoras do evento, quando se fala em segurança alimentar além de tratar do direito humano à alimentação adequada e do papel da educação alimentar, é preciso compreender que "comer é um ato político. Não comer também o é", disse Goreti.
A subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da Semas Graziela Lorentz, ressaltou que o seminário traz a importância do tema dentro da Semas. "Estamos cada vez mais potentes e com responsabilidade em construir e formular políticas públicas capazes de garantir a segurança alimentar e nutricional para quem necessita", comentou.
A gerente de Segurança Alimentar e Nutricional, Roseane Fernandes, reforçou o papel de trabalhadores e trabalhadoras da Semas para o fortalecimento do Sistema
de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), sempre em articulação com as demais secretarias, de forma a garantir o alimento com qualidade e quantidade na mesa das famílias.
Participações
A terapeuta ocupacional Marina Batista Santos que atua no Centro de Referência Especializado (Creas) e que participou do evento, destacou a importância do seminário para ter um panorama e conhecer o status do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional em funcionamento no município. "O seminário nos faz pensar em novas ações dentro do território. Nos faz pensar nas possibilidades de fomento de ideias para dialogar com as políticas públicas dentro do município", disse ela.
Para a assistente social da Associação Luterana de Assistência Social (Alas), Ana Paula Araújo, o evento foi fundamental para ampliar o olhar sobre a temática. Essa também é a opinião do coordenador do Serviço de Fortalecimento de Vínculos (Cajun), Igor Soares Henrique. Ele disse que as palestras proferidas contribuíram para agregar valor e conhecimento da amplitude da rede para promover as políticas públicas acerca do tema.
A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, destacou que o papel de todas as equipes que atuam na redesocioassistenial é fundamental para garantir o acesso à política de segurança alimentar e nutricional em todos os territórios da município.