Notícias

Assistência Social promove mobilização contra violação de direitos

Publicada em 11/05/2022, às 12h35 | Atualizada em 11/05/2022, às 12h46

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Paz, justiça e instituições eficazes

Elizabeth Nader
Maio Laranja na Feira Livre de Gurigica
Maio Laranja na Feira Livre de Gurigica, em 2021. (ampliar)

Neste mês de maio, as equipes que atuam nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da Assistência Social (Semas), estão montando uma força-tarefa com um único objetivo: intensificar, ainda mais, as ações e atividades para mobilizar a sociedade e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos das Crianças e Adolescentes, em especial, o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Os coletivos do Projovem, e Cajuns estarão trabalhando a temática junto às famílias, as crianças e aos adolescentes usuários desses espaços formando uma verdadeira "onda" laranja. Esta cor faz referência à campanha nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O dia 18 de maio foi instituído pela Lei nº 9.970 de 2000, como marco da luta em referência ao crime cometido contra a menina capixaba Araceli Cabrera Crespo, de 08 anos de idade, que foi espancada, abusada sexualmente, drogada e morta.

Maruípe

Na quinta-feira (12), o Coletivo de Maruípe vai promover uma oficina com o Centro de Referência da Juventude (CRJ), Território do Bem. Já no dia 17, os adolescentes vão participar da Oficina "Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e, no dia 18 de maio, as equipes que compõem a rede socioassistencial da região vão se juntar às famílias numa grande ação de mobilização e conscientização na Praça de Eucalipto.

Praia do Canto

Na segunda-feira (16) e na quarta (18), o Coletivo Praia do Canto, em parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Cajun, da Praia do Suá, vai falar sobre o significado do 18 de maio, culminando com a produção de laços roxos para decoração dos espaços frequentados por crianças e adolescentes. O grupo vai promover, ainda, uma ação intergeracional, no próximo dia 25, com a presença de profissionais que atuam no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), quando serão feitos diálogos sobre combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

Leonardo Silveira
Campanha Maio Laranja na Feira de Goiabeiras
Campanha Maio Laranja na Feira de Goiabeiras. em 2021. (ampliar)

Itararé

Na quarta-feira (18), o Coletivo Itararé, em conjunto com a rede socioassistencial da região, vai promover uma ação na Praça do Território Itararé e, em conjunto com o CREAS. As equipes estarão concentradas na Avenida Nossa Senhora da Penha (em frente ao supermercado OK), para chamar atenção das famílias e pessoas que transitam pelo local sobre a importância de estarem atentas para o combate às violações de direitos das crianças e dos adolescentes.

São Pedro

Nesse dia , também estarão em mobilização os coletivos Centro Vitória e o Coletivo São Pedro 2. As equipes que atuam em São Pedro vão se unir com os profissionais do Cajun local, famílias e usuários do espaço, numa grande ação integrada na Avenida Serafim Derenzi.

Consolação

Já na quinta-feira (19), será a vez do Coletivo Consolação, por meio de ação integrada com o Cajun Consolação, ir às ruas numa grande caminhada. Nesse movimento de circular pelas ruas do território as equipes vão disseminar a importância de todos estarem atentos aos direitos das crianças e adolescentes de viverem em ambientes seguros.

Inhanguetá

No Coletivo Inhanguetá será feita uma ação articulada com o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF).

Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, a pauta do combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é urgente. "É preciso união e esforços para reduzir a incidência de violência contra as crianças e adolescentes. Temos trabalhando focados para estabelecer a integração das políticas públicas para o acolhimento e o atendimento integral às crianças e adolescentes vítimas de violência. Mas, nosso maior esforço é para criar ambientes familiares e de convívio social mais seguro para crianças e adolescentes", afirmou ela.

Elizabeth Nader
Maio laranja na Feira livre de Itararé
Campanha Maio laranja na Feira livre de Itararé, em 2021. (ampliar)

Você sabia que... ?

O conceito de "abuso sexual" é descrito como "violência que acontece dentro do ambiente doméstico ou fora dele, mas sem a conotação da compra de sexo, podendo o agressor ser pessoa conhecida ou desconhecida da vítima. Uma relação adultocêntrica; o agressor (pais, responsáveis legais, pessoas conhecidas ou desconhecidas) domina a criança e/ou adolescente, se apropriando e anulando suas vontades, tratando-os, não como sujeitos de direitos, mas sim como objetos que dão prazer e alívio sexual.

É importante lembrar, ainda, que a exploração sexual é todo o ato de cunho erótico, tendo ou não contato físico, apresentando ou não uso de força, que ocorre entre um adulto ou adolescente mais velho e uma criança ou adolescente.

O art 5º do Estatuto da Criança e do Adolescente, garante que toda criança e adolescente, não "será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão [...]." O Estatuto da Criança e do Adolescente e também a Constituição Federal, afirmam ser "dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à dignidade, ao respeito de toda criança e adolescente.


Voltar ao topo da página