Notícias

Assistência Social promove formação em trabalho social com famílias

Publicada em 16/01/2023, às 15h35

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Erradicação da pobreza
  • Paz, justiça e instituições eficazes

Foto Divulgação
Formação Semas
Formação em Trabalho Social com Famílias, promovida pela Secretaria de Assistência Social. (ampliar)
Foto Divulgação
Formação Semas
Formação em Trabalho Social com Famílias, promovida pela Secretaria de Assistência Social. (ampliar)

Compartilhar, valorizar, potencializar, fortalecer. Esses foram os verbos mais pronunciados entre os técnicos que atuam no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), nos Territórios socioassistenciais da capital, durante a primeira Formação em Trabalho Social com Famílias, promovida pela Secretaria de Assistência Social (Semas), na última sexta-feira (13), na Casa do Cidadão.

Para Joyce Minchio Pinto, que atua no Centro de Referência em Assistência Social Santo Antônio (Cras), a importância em participar de atividades dessa natureza está no fortalecimento, enquanto equipe do Cras e no compartilhamento de experiências. Ao todo, 70 técnicos(as) participaram desse encontro.

Na opinião de Aline Guimarães da Costa Oliveira, que atua no Cras Inhanguetá, a formação cumpre com o papel de valorizar e reforçar a responsabilidade e o compromisso do grupo, enquanto especialistas do Paif. "A formação é um importante momento para mostrar que o trabalho é coletivo", destacou.

Aline integra o grupo de trabalho que estava à frente na organização da Formação em Trabalho Social com Famílias para os técnicos do Paif, ao lado de Renata Leite (Cras Jucutuquara), Nency Portela ( Cras Centro), Karla Campero (Cras Santo Antônio), Kedma Barbosa ( Cras Maruipe) e Karine Juvêncio (Cras São Pedro I). Renata acrescentou que a formação serve para compartilhar as experiências e, a partir desse encontro, potencializar as ações do Paif nos outros território.

A Formação, tem como objetivo principal fortalecer as potencialidades presentes nos territórios e nos profissionais, além de compartilhar experiências e despertá-los a se envolverem com o movimento dinâmico do território ao qual estão inseridos. 

Para a gerente de Atenção à Família da Semas, Cremilda Astorga, as formações são fundamentais para a qualificação do trabalho a ser desenvolvido pelo Poder Público. Cremilda destacou ainda que a formação não se dará somente nesses quatro encontros, mas será continuada para os demais profissionais que executam o trabalho social com famílias (administrativo, educador, assessor, entre outros), uma vez que objetiva contemplar todos os profissionais que compõem a equipe dos Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

Encontros

A formação terá quatro encontros. Na sexta-feira (13) o grupo se reuniu na Casa do Cidadão, que fica na avenida Maruípe, 2544, em Itararé. Já no dia 25 de janeiro e 1 de fevereiro o grupo será subdividido em duas turmas, sendo uma das 8 às 12 horas e outra das 13 às 17 horas, no Mucane, que fica na avenida República, 121, no Centro. No dia 10 de fevereiro, será o encerramento, das 8 às 12 horas, novamente na Casa do Cidadão.

Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, oportunizar formações para as equipes que atuam nas redes Suas (Sistema Único da Assistência Social) é investir em processos formativos para os trabalhadores é valorizá-los, buscando o aperfeiçoamento e melhoria da prestação dos serviços públicos.

Cintya fez questão de ressaltar o compromisso da equipe. "Ver, na primeira quinzena do ano, um grupo de trabalhadores do Suas e especialistas do  Paif, buscando aprender cada dia mais, mostra o compromisso de profissionais desta política pública tão importante que é Assistência Social", afirmou.

Foto Divulgação
Formação Semas
A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, fez questão de de ressaltar o compromisso da equipe e a importância de formações como essa. (ampliar)
Foto Divulgação
Formação Semas
Formação em Trabalho Social com Famílias, promovida pela Secretaria de Assistência Social. (ampliar)

Voltar ao topo da página