Notícias

Árvore será retirada em praça da Reta da Penha para evitar problemas

Publicada em 10/09/2018, às 17h48

Por Amilton Freixo de Brito, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação Semmam
Retirada de árvore na Reta da Penha
Técnicos realizaram a poda da árvore nesta segunda (10) para facilitar a sua extração
Divulgação Semmam
Retirada de árvore na Reta da Penha
Retirada da árvore no local vai acontecer após criteriosa avaliação dos técnicos da Semmam

Uma árvore da espécie Ficus (Ficus sp), que tem uma altura superior a 12 metros e caule ramificado, no canteiro da praça Mara Teresa Pretti Santos Neves, localizada na avenida Reta da Penha, em Santa Lúcia, está causando problemas e será retirada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) nesta terça-feira (11).

Nesta segunda (10), técnicos da Semmam realizaram a poda da árvore para facilitar a sua extração. Ela encontra-se em bom estado vegetativo e fitossanitário e está sobre a fiação do local. Devido ao crescimento de suas raízes, está promovendo rachadura no muro de um imóvel próximo em dois pontos distintos, além de provocar entupimentos frequentes no sistema de drenagem e de abastecimento de água da região.

A espécie, que foi plantada há aproximadamente 25 anos, não é indicada para plantio na arborização urbana pois possui um sistema radicular extremamente agressivo, o que torna sua poda tecnicamente inviável, pois rapidamente outras raízes crescerão e causarão os mesmos danos.

Papo da Cidade

A equipe do Papo da Cidade, da Gerência de Relações Públicas da Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação (Seges), já esteve no local fazendo um trabalho junto à comunidade local e explicando os motivos que levaram os técnicos da Semmam a tomar a decisão de sacrificar a espécie.

Avaliação

A retirada de árvores acontece somente após criteriosa avaliação técnica. "Antes de ser tomada a decisão da extração de uma árvore, vários pontos são avaliados, e a decisão final de extração só é tomada depois de encerradas todas as outras alternativas que são apontadas pelos nossos técnicos", destacou o secretário de Meio Ambiente, Luiz Emanuel Zouain, acrescentando que outras espécies apropriadas para o local serão plantadas no bairro.

Riscos

Os benefícios que as árvores proporcionam para o meio ambiente e para a qualidade de vida da população são inúmeros. Porém, há situações em que algumas espécies plantadas há muitos anos e que não são indicadas para área urbana começam a causar problemas e precisam ser extraídas.

A avaliação da viabilidade da retirada de um exemplar arbóreo deve ser minuciosa, levando em consideração fatores técnicos e ambientais para definir se, de fato, é necessária a retirada de uma árvore ou se pode ser utilizada outra estratégia de manejo, como poda de árvore, área livre e outros meios. 

Com base na lei municipal nº 8.696/2014, em seu artigo 22/inciso III (Exemplar causando dano comprovado ao patrimônio público ou privado, quando não for possível saná-lo com técnicas de manejo), a equipe técnica da Gerência de Áreas Verdes recomendou a retirada da árvore, depois de esgotadas todas as formas de solucionar o problema. 


Voltar ao topo da página