Notícias

Animais ganham novo lar durante feira de adoção em Jardim da Penha

Publicada em 05/03/2018, às 13h00 | Atualizada em 06/03/2018, às 13h11

Por Milene Miguel, com edição de Matheus Thebaldi


Divulgação PMV
feira adoção animais
Cães e gatos ganharam um novo lar após a feira de adoção em Jardim da Penha
Divulgação PMV
feira adoção animais
A próxima Feira de Adoção de Animais será no dia 23 de março

No último sábado (3), cães e gatos ganharam um novo lar e pessoas começaram uma nova história com a inclusão de um novo membro na família. Isso porque a praça Wolghano Netto (do supermercado Carone), em Jardim da Penha, recebeu a 1ª Feira de Adoção de Cães e Gatos de 2018, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) levou para o evento 11 animais. Desse total, seis foram adotados, dentre eles, quatro cães adultos. Segundo o diretor do CVSA, Rogério Almeida, as pessoas estão se conscientizando mais na hora de adotar. "Geralmente, animais de raça ou filhotes são os primeiros a serem adotados. É muito importante atitudes como essas da feira de adoção para que todos possam receber uma segunda chance e ganhar um novo lar. Muitas vezes, os adultos ficam anos à espera de adoção no CVSA".

O motorista Luiz Carlos Cont Murari, morador de Bento Ferreira, foi um desses adotantes. Ele apaixonou-se pela doçura da Lesse e resolveu levá-la para casa. "Ela será uma ótima companhia para meu pai em nosso sítio, onde já temos um casal de cachorros", disse.

Murari disse ainda que ficou comovido pela história dos animais do CVSA e dar um novo lar para a cadela irá fazer bem não só para o animal, como para ele também. "Enquanto ela está aqui em casa, até passear na rua nos faz bem. Os cachorros acabam socializando com os humanos, falamos com pessoas que nunca conversamos antes por causa do animal".

À espera de um lar

Atualmente, 100 animais ainda estão aguardando adoção no CVSA. Todos esses animais foram recolhidos segundo critérios estabelecidos, que são animais que trazem risco à saúde pública, como atropelados, que manifestam comportamento agressivo e fêmeas no cio.

Todos os animais recolhidos são submetidos a uma avaliação médica veterinária, tratamento, vermifugação, vacinação e, quando maiores de seis meses de idade, são castrados, microchipados e liberados para adoção.

Guarda responsável

A equipe do CVSA trabalha de forma a incentivar a guarda responsável, associada ao controle reprodutivo dos animais, ou seja, a esterilização de machos e fêmeas, por meio do serviço de castração animal, como método oficial de controle populacional.

Serviço

Próxima Feira de Adoção de Animais
Quando: 24 de março, das 9 às 13 horas
Local: Praça dos Namorados


Voltar ao topo da página