Notícias

Animação, música boa e cuidado com a saúde marcam o baile dos idosos

Publicada em 04/10/2023, às 12h35 | Atualizada em 04/10/2023, às 12h42

Por Gislaine de Assis Santos (gasantoseira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


Leonardo Duarte
Bailão dos idosos
Bailão dos Idosos no Tancredão. (ampliar)
Leonardo Duarte
Bailão dos idosos
Bailão dos Idosos no Tancredão. (ampliar)

A animação e a vitalidade invadiram o "Bailão dos idosos", que aconteceu na tarde desta terça-feira (03), no Tancredão, em Vitória. Aproximadamente 200 pessoas participaram do evento que integra o leque de comemorações referentes ao Dia internacional da pessoa Idosa, celebrado em 01º de outubro.

Os idosos que participam das atividades nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Assistência Social de Vitória e os demais presentes, deram um show de gingado e ritmo ao som da dupla Edson Mineiro e Goiano e da Banda da Guarda de Vitória.

Do MPB ao forró, o gênero musical foi apenas um detalhe, uma vez que todas as músicas eram dançantes e animadas e não teve quem não dançou e se divertiu.

As amigas, Sônia Helene e Miriã, que sempre marcam presença nos bailes dos idosos, ressaltaram a importância do evento e como se sentem bem nesse espaço. "Estamos adorando o evento, desde que entramos no Centro de Convivência de Vitória participamos de tudo. E dessa vez está sendo no Tancredão, que espaço maravilhoso. Costumamos sair para dançar, e isso nos faz um bem danado. Além do baile nós também desfilamos nos desfiles de carnaval, ano que vem estaremos lá" disseram.

A secretária de Assistência Social de Vitória, Cintya Schulz, explica que as políticas públicas trabalham para a autonomia dessas pessoas, mas não necessariamente são espaços de confraternização. "Hoje é dia de comemorar! Temos o que comemorar na cidade de Vitória, em relação às pautas da pessoa idosa, a construção do Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai), construção  do Centro de Convivência para a Terceira Idade(CCTI) e também o atendimento humanizado que as equipes têm e o olhar voltado para pessoa idosa", pontuou a secretária.

"Toda vez que encontramos com os idosos nos nossos espaços, eles falam que gostariam de retomar os bailes e ter esses momentos de um pouco mais de festividade", destacou a Cintya.

Leonardo Duarte
Amigas, Sonia Helena e Miriã - Bailão dos idosos
As amigas Sonia Helena e Miriã no Bailão dos idosos. (ampliar)
Leonardo Duarte
Bailão dos idosos
Bailão dos Idosos no Tancredão. (ampliar)

Sanção de Lei

Durante o evento foi sancionada  lei que prevê isenção de pagamento do estacionamento rotativo para pessoas idosas, com deficiência e autistas.

A nova legislação, que demonstra um compromisso com a inclusão e a acessibilidade, tem como objetivo principal facilitar a mobilidade e o acesso a serviços públicos e estabelecimentos comerciais para pessoas idosas e com deficiência na cidade.

O Prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, expressou sua satisfação por mais um passo dado para tornar Vitória uma cidade mais inclusiva e acolhedora para todos os seus cidadãos."Hoje nós estamos sancionando o projeto de lei da nossa autoria, em que nós, dialogando com a Câmara, construímos juntos, atendendo ao pedido e fazendo justiça depois de 20 anos. Faltava sensibilidade para entender as demandas do povo e para entender que quem passou por uma vida inteira de dedicação à família, à cidade, ao Espírito Santo e ao Brasil merece, sim, ser reconhecido", pontuou o prefeito

"Nós temos aqui no Espírito Santo mais de 650 mil idosos acima de 60 anos. Então, quando você vê uma preocupação do prefeito com relação à pessoa idosa, só deixa a gente muito orgulhoso disso. 69% dos nossos aposentados pensionistas ganham até um salário mínimo, índice extremamente importante. Então, quando vemos um projeto dessa magnitude, observamos que não é uma questão de privilégio pro aposentado, pro pensionista ou pró pessoa idosa. É uma questão de justiça, de reconhecimento e de valorização." disse o  coordenador geral do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, Jânio Araújo.

Direito

Para ter direito à isenção, o interessado deve residir em Vitória, estar cadastrado na secretaria de transporte e trânsito(Setran), e exibir a credencial de estacionamento especial de forma visível no veículo. No caso de autistas, é necessário apresentar um laudo médico para comprovar a concessão. 

Para saber mais, clique aqui.

Leonardo Duarte
Sanção da lei que isenta idosos e pessoas com deficiência do pagamento do rotativo
Sanção da lei que isenta idosos e pessoas com deficiência do pagamento referente ao estacionamento rotativo. (ampliar)
Leonardo Duarte
Bailão dos idosos
Bailão dos Idosos no Tancredão. (ampliar)

Voltar ao topo da página