Notícias

Agosto Lilás: Maria da Penha vai às feiras falar sobre a valorização da mulher

Publicada em 02/08/2023, às 14h45 | Atualizada em 03/08/2023, às 19h03

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Igualdade de gênero
  • Redução das desigualdades

Elizabeth Nader
Projeto
Ação de orientação em feira livre da capital do projeto Maria da Penha vai à Cidade. (ampliar)

As feiras livres de Vitória ganharão um colorido especial neste mês, com as ações da campanha Agosto Lilás que serão realizadas pelo Projeto Maria da Penha Vai à Cidade. A partir desta quinta-feira (3), a equipe do projeto vai percorrer dez bairros, abordando homens e mulheres de todas as faixas etárias, com informações sobre a Lei Maria da Penha, os tipos de violência contra a mulher e onde buscar ajuda ou denunciar situações de violência doméstica e familiar. 

A primeira ação será na feirinha da Praia do Canto. As abordagens são ações de sensibilização e apresentação de materiais informativos sobre os direitos das mulheres, a realidade de violações, a rede especializada para apoio e proteção da mulher - que inclui atendimentos em saúde, social, psicológico e jurídico - e a importância da denúncia das violações. 

Elizabeth Nader
Projeto
Ação de orientação em feira livre da capital do projeto Maria da Penha vai à Cidade. (ampliar)

"Mostramos a importância do fortalecimento da mulher para a família e para a construção de uma sociedade mais igualitária, estabelecendo uma cultura de paz", diz a coordenadora de Políticas para Mulheres da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Adelina Diniz. 

As ações se estendem até o final deste mês. O Agosto Lilás foi instituído em Vitória pela 9.908/2023, que determina a realização anual de campanhas de conscientização, prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência contra a mulher no município. A lei define os tipos de violações de que trata: violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. 

O Agosto Lilás marca os 17 anos da sanção da Lei Maria da Penha (Lei 11.340, de 2006); e também 17 anos da criação do Centro de Referência no Atendimento a Mulheres em Situação de Violência (Cramsv) de Vitória, pioneiro no Estado neste tipo de serviço.

Leonardo Silveira
Projeto
Ação de orientação em feira livre da capital do projeto Maria da Penha vai à Cidade. (ampliar)

Maria da Penha vai à Cidade no Agosto Lilás

As ações vão ocorrer nas feiras livres dos bairros, das 7h30 às 12h

Dia 3 - na Praia do Canto 
Dia 5 - em Jardim da Penha
Dia 6 - em Gurigica 
Dia 9 - em Santo Antônio
Dia 11 - em Jardim Camburi
Dia 13 - Nova Palestina
Dia 16 - em Itararé 
Dia 22 - no Bairro República
Dia 26 - Maria Ortiz
Dia 27 - Maruípe

 


Voltar ao topo da página