Notícias

Agentes da Guarda recebem formação para atendimento à mulher vítima de violência

Publicada em 20/06/2022, às 15h10 | Atualizada em 20/06/2022, às 15h16

Por Edlamara Conti (econtieira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes


  • Igualdade de gênero

Jansen Lube/PMV
Ação Educativa de Combate Violência Contra Mulher
Ação Educativa de Combate Violência Contra Mulher (ampliar)

Quem faz o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar precisa sempre se capacitar e se preparar para prestar um serviço humanizado e de qualidade. Nesse processo contínuo de formação, será realizada, nesta quarta-feira (22), mais uma turma da Oficina Sobre Violência contra às Mulheres e Lei Maria da Penha, para agentes da Guarda Municipal de Vitória (GCMV), na Escola Técnica do SUS (ETSUS). A oficina é uma realização do Ministério Público Estadual e da Prefeitura de Vitória.

"Nosso objetivo é sempre aprimorar a qualidade do atendimento às mulheres em situação de violência e ainda contribuir para a prevenção e para o enfrentamento desses tipos de violações contra as mulheres, no município", diz o titular da Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), Marcello Rodrigues. A formação é conduzida pelas equipes do Centro de Referência em Atendimento às Mulheres em Situação de Violência (Cramsv), ligado á Semcid, e acontecem na ETSUS.

As oficinas foram iniciadas em maio e está prevista a realização de sete turmas, alcançando 210 agentes da GCMV, até agosto. Entre os temas dialogados nas turmas estão "Aspectos psicossociais da violência de gênero e violência doméstica e familiar contra as mulheres", "Rede de atendimento às mulheres em situação de violência"; e "Lei Maria da Penha e a atuação da Guarda Municipal no atendimento às mulheres em situação de violência". 

"Essa parceria com o Ministério Público é importante para promover a articulação, a integração e o fortalecimento da rede de apoio às mulheres em situação de violência. E a formação para os agentes da Guarda Municipal visa levá-los a conhecer toda a rede de proteção no município, que inclui diversos serviços especializados, como o Programa Botão do Pânico, implementado pela equipe do Cramsv e pela própria Guarda", explica a coordenadora do Cramsv, Fernanda Vieira.


Voltar ao topo da página