Notícias
Acolhidos do Abrigo Emergencial estreiam como garçons em cerimonial
Publicada em 20/06/2022, às 18h00 | Atualizada em 20/06/2022, às 18h08
Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Andreza Lopes
Os sentimentos de orgulho, melhora na autoestima e gratidão foram despertados nos garçons Célio Alves Furtado e Pedro Damião da Silva, após a primeira experiência oficial como garçons. Os dois foram contratados para atuarem na festa de casamento dos noivos Vitor Carvalho e Nadine realizada no último sábado (18), no Cerimonial Espaço Erlache, em Cariacica.
Célio e Pedro são recém-formados. Eles fazem parte da primeira turma do curso de Garçom ofertado pelo Abrigo Emergencial Transitório de Adultos e Famílias, em parceria com a Fundação Educacional Antônio Dadalto (Fead), voltado exclusivamente para a capacitação e formação de pessoas em situação de rua, em Vitória.
"A experiência foi muito boa. Me senti muito a vontade. Vou investir nessa área. O dinheiro que receber com esse trabalho, quero fazer mais cursos. Quero me especializar na arte de servir vinhos e, até, como churrasqueiro", comentou Célio.
Pedro Damião contou que seguiu do abrigo para sua experiência como garçom profissional diplomado, com o lema na cabeça: "Servir bem, para servir sempre". "Foi muito gratificante. Fomos muito bem recebidos no cerimonial; fomos bem tratados pelos convidados e por quem nos contratou. Só tenho a agradecer pela oportunidade", contou.
O mais novo garçom da praça, disse que, agora, espera receber novas propostas para seguir nesse ofício. "Espero ter sempre um trabalho, para me manter no equilíbrio. É muito bom servir. Fiquei lisonjeado com o convite para trabalhar e, feliz como meu desempenho", finalizou.
Oportunidade
O noivo, Vitor Carvalho, decidiu contratar os dois garçons logo após assistir a reportagem exibida por uma emissora de televisão. "Contratamos e estamos muito satisfeitos com o serviço deles. Só temos que a agradecer ao instrutor Vanclei pelo ensinamento; à Fead (Fundação Educacional Antônio Dadalto); e ao Abrigo Emergencial por desenvolver esse projeto. Contratamos, gostamos, está aqui meu grande agradecimento. O serviço prestado por eles foi excelente", afirmou.
A secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, celebra o empenho de todas as equipes que trabalham com população em situação de rua no município de Vitória.
"Receber a informação de que dois dos nossos acolhidos tiveram a oportunidade de trabalho é muito gratificante. Sabemos que quando uma pessoa está em situação de rua há ainda outras barreiras a serem vencidas e, que eles venceram mais uma etapa nos enchem de orgulho", disse a secretária.