Notícias

Festival da Torta Capixaba: tradição, variedades e atrações na Ilha das Caieiras

Publicada em 18/04/2019, às 16h06 | Atualizada em 22/04/2019, às 18h51

Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi


Carlos Antolini
Festival da Torta Capixaba
Festival da Torta Capixaba teve início nesta quinta (18) e vai até domingo (21) na Ilha das Caieiras
Carlos Antolini
Festival da Torta Capixaba
Cirilo oferece para o público pastel de camarão, casquinha de siri, arroz de mariscos e outras variedades

O 15º Festival da Torta Capixaba começou nesta quinta-feira (18) levando a tradição da culinária capixaba para quem visita a Ilha das Caieiras. O evento acontece até domingo (21), das 9 às 18 horas.

Além da torta, os visitantes encontram no local shows variados, chopp artesanal, ostra, pastel de mariscos, empadas e outras delícias. "Minha barraca tem ostra, torta capixaba, mariscada e bobó. Pretendemos vender 150 quilos de torta até o final do Festival da Torta Capixaba", disse o expositor Haroldo, que conta com a ajuda da família.

Já Cirilo oferece para o público pastel de camarão, casquinha de siri, arroz de mariscos e outras variedades. "Estamos aqui para atender bem a todos. Esperamos que o Festival da Torta Capixaba seja inesquecível".

Simone faz a torta completa e destaca qual é o seu diferencial: "A minha torta é igual à de todos, com o siri que eu mesma desfio, camarão que eu mesma descasco e sururu e ostra que eu mesma limpo. Mas tenho um ingrediente especial: muito amor", disse a expositora, que dedica esse aprendizado à falecida tia Maroca.

Carlos Antolini
Festival da Torta Capixaba
Simone faz a torta completa e destaca que o amor é o seu diferencial na hora de preparar a iguaria
Carlos Antolini
Festival da Torta Capixaba
Carla Martins já é cliente vip do Festival da Torta Capixaba e, desta vez, levou um grupo grande de familiares e amigos

Veja galeria de fotos

Famílias reunidas

Alessandra e Sandra Vidigal, tia e sobrinha, sempre vão para a Ilha das Caieiras, mas participam do evento pela primeira vez e gostaram do que viram: "Vamos degustar a torta. Essa região é maravilhosa", afirmou Sandra.

Carla Martins já é cliente vip do Festival da Torta Capixaba e, desta vez, levou um grupo grande de familiares e amigos. "Está maravilhoso. Já experimentamos o bobó e ainda há espaço para mais".

Festival 

O evento conta com a participação de 31 expositores, além dos restaurantes da região, que está oferecendo aos visitantes esse importante prato típico da culinária do Espírito Santo.

As desfiadeiras da Ilha das Caieiras devem produzir cerca de cinco toneladas de torta durante o evento. O quilo será vendido por R$ 100,00, podendo a iguaria ser encontrada em unidades fracionadas com 100 gramas e 500 gramas, além do prato na tradicional panela de barro. 

Atrações musicais

Nesta sexta-feira (19), a partir das 11 horas, quem abre o evento é o grupo 3 Elementos, com um passeio pelo universo do chorinho. Na sequência, às 13 horas, o gênero mais popular do Brasil dá o tom com o grupo Samba de Quintal.

No sábado (20), o samba de raiz abre a festa, com o grupo 522, às 11h30. Na sequência, o grupo FerraBras traz a tradição do chorinho para o festival, às 14 horas.

No domingo (21), encerrando o festival, o grupo Fino Trato leva mais chorinho, às 11h30, encerrando o evento com muita diversão.

Matéria relacionada

Moradores e turistas podem ir de balsa para Festival da Torta Capixaba

Carlos Antolini
Festival da Torta Capixaba
Sandra Vidigal e Alessandra participaram do evento pela primeira vez e aprovaram as atrações
Carlos Antolini
Festival da Torta Capixaba
Evento conta com a participação de 31 expositores, que atuam em barracas padronizadas e oferecem variedades gastronômicas

Voltar ao topo da página