Notícias

Moradores e turistas podem ir de embarcação turística para Festival da Torta

Publicada em 18/04/2019, às 16h45 | Atualizada em 18/04/2019, às 17h40

Por SEGOV/SUB-COM (secomeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Deyvison Longui


Carlos Antolini
Festival da Torta Capixaba
Festival da Torta Capixaba movimenta a Ilha das Caieiras até domingo

Moradores e turistas poderão chegar de embarcação turística à Ilha das Caieiras para participar do 15º Festival da Torta Capixaba, que acontece desta quinta-feira (18) a domingo (21). Durante o passeio, será possível contemplar a capital de um outro ângulo e apreciar as belas paisagens da baía de Vitória.

O percurso, que foi cadastrado pela Ecobalsas na Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV) para ocorrer durante o evento, tem início no cais dos pescadores, na Enseada do Suá, com chegada no píer da Ilha das Caieiras, bem perto de onde estão montadas as barracas do festival.

As saídas acontecem em dois horários: às 10 e às 12 horas.

Festival

O evento acontece das 9 às 18 horas e conta com a participação de 31 expositores, além dos restaurantes da região.

As desfiadeiras da Ilha das Caieiras devem produzir cerca de cinco toneladas de torta durante o festival. O quilo está sendo vendido por R$ 100,00, podendo a iguaria ser encontrada em unidades fracionadas com 100 gramas e 500 gramas, além do prato na tradicional panela de barro.

"A Ilha das Caieiras é um local tradicional e importante polo gastronômico da capital. O festival ganha uma expressão e enriquece toda uma região de destaque na cidade e que serve de referência para os moradores e turistas", destacou o presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), Leonardo Krohling.

O presidente da CDV ainda complementou: "Atualmente, a torta capixaba é considerada uma iguaria única no Brasil e muito tradicional durante a Semana Santa no Espírito Santo, que demonstra toda a parte cultural do Estado e da capital, mantendo uma tradição por séculos", disse.

Programação cultural

Na sexta-feira (19), a partir das 11 horas, quem abre o evento é o grupo 3 Elementos, com um passeio pelo universo do chorinho. Na sequência, às 13 horas, o gênero mais popular do Brasil dá o tom com o grupo Samba de Quintal.

No sábado (20), o samba de raiz abre a festa, com o grupo 522, às 11h30. Na sequência, o grupo FerraBras traz a tradição do chorinho para o festival, às 14 horas.

No domingo (21), encerrando o festival, o grupo Fino Trato leva mais chorinho, às 11h30, encerrando o evento com muita diversão.

Serviço
Passeio de embarcação turística até o Festival da Torta Capixaba - Ilha das Caieiras
Até domingo (21).
Saída do cais dos pescadores, na Enseada do Suá, às 10h e às 12h
Retorno do píer da Ilha das Caieiras, às 11h e às 13h
Bilhetes: https://www.ecobalsases.com.br/
Informações: 27 3100-4844

Voltar ao topo da página