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Fala Vitória 156: canal de comunicação com moradores atinge 500 mil atendimentos

Publicada em 26/08/2010, às 13h00 | Atualizada em 27/08/2010, às 14h45

Por Rosa Blackman (rosa.adrianaeira$4h064+pref.vitoria.es.gov.br), com edição de Deyvison Longui


Kadidja Fernandes
Central 156
Uma equipe de 25 funcionários, trabalhando 24 horas, atende a uma média de 500 ligações telefônicas de vários bairros da capital.

Ao completar pouco mais de dois anos de funcionamento, o serviço de informações da Prefeitura, o Fala Vitória 156, atinge a marca de meio milhão de atendimentos.

Este resultado é fruto do trabalho de uma equipe de 25 funcionários que, 24 horas por dia, atende a uma média de 500 ligações telefônicas de vários bairros da capital.

De acordo com os registros do Fala Vitória, a maior preocupação dos moradores é garantir que a limpeza pública esteja em dia em toda a cidade.

Este ano, assuntos referentes à coleta de lixo lideraram a lista das chamadas para o sistema, seguido de drenagem pluvial, mosquito e animais de fauna urbana.

Chamadas

Os moradores dos bairros de Jardim Camburi, Jardim da Penha e Praia do Canto são os que mais utilizam esse canal de comunicação com a administração municipal. São eles os que mais ligam solicitando atendimentos ou intervenções quando o assunto é limpeza urbana, barulho e mosquito.

Já os moradores dos bairros Resistência, Santo Antônio e Grande Vitória demandam mais o serviço para resolver os problemas ligados à drenagem. Mas independente dos bairros onde estão, são os cidadãos na faixa etária dos 40 anos e os aposentados os que mais procuram o serviço Fala Vitória 156, representando 62,25% do total de chamadas.

Proximidade

Para o secretário municipal de Coordenação Política, Joubert Jantorno Filho, mais que garantir a proximidade do cidadão com a administração municipal, o Fala Vitória 156 é usado como ferramenta de gestão. "O 156 serve de elo entre a Prefeitura e a população. Ele funciona para mostrar onde é preciso agir, contribuindo até para redução de custos", apontou.

Kadidja Fernandes
Central 156
O 156 serve de elo entre a Prefeitura de Vitória e a população, mostrando onde a administração municipal precisa agir

O secretário de Saúde, Luiz Carlos Reblin, afirma que, com base nos relatórios gerados pelo sistema, são elaborados planos de ação como, por exemplo, a estruturação dos mutirões de combate à dengue nos bairros da capital.

"Utilizamos a ferramenta para nortear nossas ações. Os relatórios são bons indicadores das demandas da cidade. Antes de planejar algumas ações, verificamos os números que soam como a voz dos cidadãos, dos moradores que demandam pelos serviços".

Na opinião dele, o Fala Vitória é uma ferramenta emergente que transforma os dados armazenados nos bancos de dados, em informações para a tomada de decisão dos gestores.

"O Fala Vitória fornece assim a essência da informação que precisamos para definição de muitas de nossas ações, principalmente nas questões ligadas a montagem de ações estratégicas de combate ao mosquito da dengue", defende.

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