Notícias

Ciclovias e ações garantem segurança e mobilidade a quem usa bike na capital

Publicada em 13/10/2014, às 10h21 | Atualizada em 13/10/2014, às 10h21

Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi

Com a colaboração de Giovana Rebuli


Diego Alves
Pintura faixa Antiderrapante em ciclovia
Ciclovias, como a da avenida Dante Michelini, garantem bem-estar e mobilidade para quem usa as bikes na capital
André Sobral
Ampliação Cicloviária da Orla de Camburi
Obras para a construção da ciclovia na ponte de Camburi estão a todo vapor

Bem-estar, saúde e maior mobilidade são alguns dos benefícios do uso das bicicletas. Aliados às novas ciclovias e à implantação da ciclofaixa ligando o Centro a Jardim Camburi aos domingos e feriados, muitos munícipes optaram por deixar o carro em casa e usar as bikes para se dirigir ao local de trabalho ou, simplesmente, curtir momentos de lazer.

A capital conta, atualmente, com quase 30 quilômetros de ciclovias e 17 km de ciclofaixas. A boa notícia para os ciclistas é de que novidades vêm por aí.

Ainda este ano, será entregue a via exclusiva para bicicletas ligando a praia de Camburi à praça dos Namorados, na Praia do Canto, num trecho de 600 metros passando pela ponte de Camburi.

O Centro Histórico também vai ganhar uma ciclofaixa permanente. Ela vai começar a ser implantada em frente aos galpões do Porto de Vitória. Ao todo, serão 550 metros de área exclusiva para ciclistas, a partir das avenidas Elias Miguel e Getúlio Vargas, nos dois trechos da calçada alta.

Em Jardim Camburi, foi implantada a ciclovia da avenida Munir Hilal. Outras ações já implantadas são a sinalização da faixa compartilhada para bicicletas e automóveis na avenida Adalberto Simão Nader; a recuperação e desocupação dos 9 quilômetros da ciclofaixa da rodovia Serafim Derenzi; e o funcionamento da ciclofaixa de 15,7 km ligando o Tancredão a Jardim Camburi aos domingos e feriados. Além disso, o Palácio Municipal também ganhou um bicicletário com capacidade para 14 bikes.

André Sobral
Ciclofaixa do Porto
Ciclofaixa permanente será instalada em frente aos galpões do Porto de Vitória, no Centro
Elizabeth Nader
Nova sinalização em Jardim Camburi
Bairro Jardim Camburi também ganhou novas ciclovias

Mais ações

A Prefeitura de Vitória ainda adquiriu 1 mil paraciclos (suporte físico onde a bicicleta é presa, podendo ser instalado como parte do mobiliário urbano ou dentro de uma área de limitada).

Os equipamentos já estão sendo instalados em diversos lugares públicos, como o Palácio Municipal, as secretarias municipais de Assistência Social e Saúde e os parques naturais do município, atendendo, principalmente, quem gosta de fazer trilhas, como o da Fonte Grande, que ganhou um circuito para a prática do ciclismo.

Paraciclos também serão colocados no Von Schilgen, Gruta da Onça, Dom Luiz Gonzaga Fernandes, Tabuazeiro e Vale do Mulembá.

Estudo

A Prefeitura está desenvolvendo um estudo de rota cicloviária que mapeará os trajetos feitos pelos ciclistas na cidade e identificará as vias que podem receber ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas ou outro tipo de solução para o uso e a segurança dos adeptos desse tipo de transporte. Além disso, uma ciclovia de 2,8 km está sendo projetada na avenida Leitão da Silva com as obras do Programa de Mobilidade Urbana do Governo do Estado (BRT).

Locais

Veja abaixo onde estão localizadas as principais vias onde existem ciclovias e ciclofaixas na capital:

  • rodovia Serafim Derenzi
  • avenida Marechal Mascarenhas de Moraes
  • avenida Américo Buaiz
  • Enseada do Suá
  • Ponte Ayrton Senna
  • avenida Dante Michelini
  • avenida Norte Sul
  • venida Fernando Ferrari
  • avenida Professor Duarte Rabelo

Matéria relacionada

Munícipes mudam os hábitos e adotam as bikes com o aumento das ciclovias

Yuri Barichivich
Luciano de Bike
Paraciclo com capacidade para 14 bicicletas foi instalado no Palácio Municipal
André Sobral
Ciclofaixa que liga o Tancredão a Rua de Lazer
Ciclofaixa liga o Centro da cidade a Jardim Camburi aos domingos e feriados

Voltar ao topo da página