Notícias

Munícipes mudam os hábitos e adotam as bikes com o aumento das ciclovias

Publicada em 13/10/2014, às 10h21

Por Lívia Albernaz, com edição de Matheus Thebaldi


Elizabeth Nader
Ciclovia na Avenida Fernando Ferrari e acesso à UFES Jardim da Penha
Muitos munícipes adotaram as bicicletas como meio de transporte na capital

Eles deixaram o carro em casa e optaram por ganhar mais qualidade de vida e agilidade no deslocamento diário. Munícipes de diferentes idades adotaram as bicicletas como meio de transporte para realizar as suas tarefas utilizando os quase 30 quilômetros de ciclovias e 17 km de ciclofaixas existentes em Vitória.

O servidor público George Stiba sempre praticou o ciclismo como atividade esportiva e, hoje, graças aos investimentos no plano cicloviário da capital, decidiu estender a prática do fim de semana para o dia a dia. Ele, que mora em Vila Velha e trabalha em Vitória, pedala até o trabalho e elogia as melhorias nas ciclovias da cidade.

"Essa opção segura de ciclovias e ciclofaixas para quem utiliza a bicicleta é um sonho antigo. Um grande exemplo é essa intervenção que vai acontecer em frente aos galpões do Porto de Vitória, onde é um trecho perigoso. Com isso, tenho certeza de que cada vez mais pessoas vão optar pela bicicleta como meio de transporte”.

Outro que há pouco tempo passou a usar a bicicleta para ir ao trabalho foi o estudante Lucas Lauar. "Um dos melhores benefícios, além de ser um hábito mais saudável, é a economia de tempo e fuga do trânsito. Gasto, em média, 20 minutos da minha casa (Jardim Camburi) até o trabalho (Reta da Penha). O mesmo percurso de ônibus dura, mais ou menos, 40/45 minutos”, disse ele, que aponta as novas ciclovias como incentivo para que mais pessoas passem a andar de bike na cidade:

"Muitas pessoas estão optando pela bicicleta. Aqui no trabalho mesmo, depois que comecei a vir de bicicleta, umas três pessoas já estão vindo. Vitória tem um clima muito agradável e que ajuda a ter hábitos como andar de bike. Investir em melhores condições é dar mais qualidade de vida pra quem vive aqui", completou.

Vendas

Esse trabalho de melhoria e ampliação das ciclovias reflete no aumento das vendas de bicicletas na capital. Marcelo Abaurre, proprietário de uma loja especializada em bikes, conta que houve um aumento de 30% nas vendas em seu estabelecimento. "O uso da bicicleta é algo crescente no mundo todo. Ela não polui, os médicos recomendam e, com as intervenções realizadas em Vitória, como a ciclofaixa dos domingos, esse aumento é grande", concluiu.


Voltar ao topo da página